logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Terapia Ocupacional recebe visita técnica de professor chileno na próxima semana

A Universidade Federal do Paraná recebe de 9 a 11 de outubro a visita técnica do professor Alejandro Guajardo Córdoba, coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Santiago de Chile. Durante sua passagem pela UFPR, o chileno vai participar de atividades organizadas pelo Curso de Terapia Ocupacional, dentre elas um evento internacional sobre Direitos Humanos e Terapia Ocupacional do Sul.

Alejandro Guajardo Córdoba tem especialização em direitos humanos e terapia familiar. São 34 anos de experiência no campo da saúde pública, saúde mental, psiquiatria comunitária, reabilitação psicossocial e reabilitação baseada na comunidade. Entre suas atuais atividades profissionais está a participação no Observatório de Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência Mental e a colaboração no Instituto de Direitos Humanos no Chile.

A visita tem como objetivo conhecer e trocar informações entre os cursos de Terapia Ocupacional da UFPR e da Universidade de Santiago de Chile. Além disso, o professor vem ao Brasil para estabelecer estratégias de comunicação  e verificar a possibilidade de realizar uma cooperação internacional entre as duas universidades, que possibilite intercâmbios e mobilidades acadêmicas.

Durante a visita, o professor Alejandro Guajardo Córdoba também aproveita para divulgar seus livros “Rehabilitación de Base Comunitaria. Experiencias en Chile”, “Derechos Humanos y Discapacidad. Diálogos colectivos en torno a la autonomía de personas en situación de dependencia” y “Terapias Ocupacionales desde el Sur”.

Evento internacional

Os alunos de Terapia ocupacional e a comunidade acadêmica da UFPR também poderão participar da visita técnica do professor Alejandro Guajardo Córdoba durante o evento internacional sobre Direitos Humanos e Terapia Ocupacional do Sul. A palestra vai acontecer na segunda-feira (09/10), no dia em que o coordenador do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Santiago de Chile chega ao Brasil.

O evento será gratuito e vai abordar temas como a deficiência e a autonomia. Para realizar a inscrição é preciso enviar a ficha (disponível em https://correio.ufpr.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=1069&part=2) com as informações do interessado para o email direitoshumanos.ufpr@gmail.com.

Para mais informações, basta entrar em contato com a coordenação do curso de Terapia Ocupacional no telefone (41) 3361-3647.

 

Evento internacional sobre Direitos Humanos e Terapia Ocupacional do Sul

Data: 9 de outubro

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Auditório Gralha Azul – Campus Botânico. Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba/PR

 

pt_BRPortuguese