

Três grandes eventos vão marcar o centenário do curso de Farmácia da UFPR de 21 a 25 de maio. Farmácia é um dos seis cursos que começaram a funcionar poucos meses depois da fundação da UFPR, em 1912, e hoje conta com 500 alunos na graduação. Por ano são formados perto de 100 novos profissionais.
A comemoração dos 100 anos será às 15h30 do dia 21, no Auditório Azul do campus Jardim Botânico. A solenidade reunirá 41 ex-professores e funcionários, além dos 84 do quadro atual de servidores que serão homenageados com diplomas.
Segundo a organizadora das comemorações, professora Nilce Nazareno da Fonte, a primeira turma de formandos teve apenas quatro farmacêuticos. Eles concluíram os estudos no final de 1914, porque naquela época eram apenas dois anos de curso. Para a professora, a atuação do farmacêutico vem sendo ampliada e o conhecimento do profissional que a UFPR forma hoje é diferente de cinco ou dez anos. Uma das preocupações é acompanhar a evolução da tecnologia, destacou Nilce.
Além da solenidade, o curso promove a XII Jornada Farmacêutica que contará com 48 palestras sobre a profissão, tendências de mercado, primeiros socorros, perspectivas da manipulação, residência multiprofissional, farmacêutico industrial e a mudança de currículo. Pelo menos 300 pessoas, entre estudantes, profissionais da área e pesquisadores participarão da jornada.
Há ainda a VI Mostra Acadêmica Integrada que apresentará em forma de painéis, trabalhos apresentados pelos estudantes de graduação e de pós-graduação nos últimos dois anos.
Mais informações sobre os eventos e as inscrições estão disponíveis no site <a href=”www.jofarufpr.blogspot.com“>www.jofarufpr.blogspot.com.
Texto de Sônia Loyola e Maria de Lurdes W. Pereira.