logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de extensão promovido pelo Nits capacita professores na área de empreendedorismo

Em mais uma ação fruto da parceria entre a UFPR e o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná), o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor (Nits) promove, neste segundo semestre de 2015, um curso de extensão totalmente gratuito sobre empreendedorismo e negócios sociais. A capacitação é voltada para professores de ensino superior e tem como objetivo possibilitar que estes temas sejam introduzidos em disciplinas das mais diversas áreas de conhecimento, como Ciências da Saúde, Educação, Agrárias e Exatas.

Este curso faz parte de um cronograma de atividades que teve início em 2014 e promoveu, entre outros, o lançamento de um e-book e o Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo – que trouxe o professor e economista Muhammad Yunus, Nobel da Paz de 2006, para uma palestra em maio passado. “Agora, para inserir de fato o tema do empreendedorismo em negócios sociais na universidade, a nossa proposta é disseminar ainda mais esse conhecimento repassando informações para docentes de instituições de ensino superior”, explica Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, professora do Departamento de Economia da UFPR e uma das coordenadoras do projeto.

O curso oferecerá 50 vagas, com carga-horária de 30 horas/aula, sendo 50% presenciais e 50% em regime de educação à distância. A aula inaugural acontece no dia 28 de agosto, com encontros quinzenais até o dia 16 de outubro. As reuniões serão realizadas às sextas-feiras, durante a tarde, e terão 4 horas de duração. As inscrições começam no próximo dia 3 de agosto, vão até o dia 17 e serão feitas pela internet.

“Nós queremos sensibilizar os docentes relação a esta temática, repassando a eles não só conteúdos conceituais, mas também estratégias de ensino para inserir esse conhecimento nas disciplinas que já ministram e para que estejam preparados para atender os alunos que tenham interesse de empreender em negócios sociais”, conta a professora. “Num futuro próximo, o que queremos é que professores em outros departamentos, fora das Ciências Sociais Aplicadas, possam criar matérias com este conteúdo”.

Futuro

Este mesmo edital do Sebrae/PR contempla ainda um segundo curso, voltado para estudantes, cujo objetivo é formar uma massa crítica preparada com o conteúdo relativo ao empreendedorismo e aos negócios sociais. Estas aulas serão elaboradas em parceria com a organização Yunus Negócios Sociais Brasil e deverão ser formadas duas turmas de 50 alunos, uma em novembro deste ano e outra no início de 2016. “Também desejamos pensar, para 2016, processos de pré-incumbação de negócios sociais, seguido de incubação e aceleração, para fomentar as iniciativas destes empreendedores e cuidar da demanda que já existe na nossa instituição”.

Serviço:
Curso de extensão: Educação Empreendedora para Docentes de IES
Modalidade: Semi-presencial
Inscrições: 3 a 17 de agosto
Vagas limitadas.
Mais informações: (41) 3360-4442; nits@ufpr.br ou negociossociais@ufpr.br

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...