Curso de extensão explora o método de aprendizagem Anki

10 novembro, 2021
14:27
Por
0
Extensão e Cultura

O Projeto de Extensão de Suporte ao Aprendizado (PSA), do Departamento de Biologia Celular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove um curso sobre o método de aprendizagem ativa com o Anki. O treinamento ocorrerá entre os dias 15 de novembro e 10 de dezembro e é aberto à comunidade interna e externa à universidade. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas na página do Instagram do PSA. São ofertadas 250 vagas, sendo 190 para estudantes UFPR, 10 para servidores e 50 para a comunidade externa. O curso terá carga horária de 21 horas, com atividades assíncronas disponibilizadas pela plataforma Google Classroom. 

A coordenadora do PSA, professora Maria Cristina Leme Godoy dos Santos, explica que o Anki é um programa que une os conceitos de recordação ativa e repetição espaçada. Cartões do tipo pergunta-resposta são dispostos em baralhos, com cartas úteis para memorizar respostas e treinar conteúdos de diversos assuntos. No aplicativo, as repetições variam de acordo com o grau de compreensão do tema estudado. São conceitos que cientificamente funcionam. Com as repetições, fortalecemos as conexões neurais, ou seja, o conhecimento é retido de forma mais definitiva”, relata a docente. 

O aplicativo é de livre acesso e pode ser baixado no Windows, Mac, Linux, Android ou iOS. Com o Anki, é possível estudar idiomas, se preparar para provas ou assimilar disciplinas específicas de qualquer área do conhecimento. A plataforma também  funciona off-line, sendo possível fazer upload do estudo posteriormente. 

A proposta do curso é capacitar os alunos a construirem seus próprios baralhos e compreenderem de forma simples e prática o funcionamento do Anki, compartilhando assim um método de estudos mais eficaz. A coordenadora conta que, na UFPR, o PSA já disponibiliza baralhos do Anki das disciplinas de histologia, anatomia, genética, biologia celular, embriologia e patologia,  validados por professores da área. Entretanto, o curso pode contribuir para outras áreas do conhecimento. 

Durante o treinamento, os participantes poderão entender como a ferramenta funciona e serão estimulados a fazer suas próprias perguntas para personalizar o estudo. Além disso, haverá suporte individualizado conforme demanda. 

Curso de Extensão “Aprendizagem Ativa com o Anki” 

Quando: 15/11 a 10/12 

Onde: Google Classroom (link para os inscritos) 

Inscrições e informações: https://www.instagram.com/psaufpr/ 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]