logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR cria empresa júnior

A diretoria da Azimute. Imagem: Arquivo pessoal
A diretoria da Azimute. Imagem: Arquivo pessoal

O primeiro semestre de 2016 começou com novidades no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR. Isso porque os alunos se mobilizaram e fundaram a Azimute Engenharia Júnior, empresa júnior do curso.

Recém-criada, a diretoria executiva da empresa é composta por cinco cargos: diretor presidente, diretor Administrativo-Financeiro, diretor de Projetos, diretor de Marketing e Relações Públicas e Diretor de Recursos Humanos. Porém, até o momento apenas três deles estão ocupados – diretor presidente, diretora Administrativo-Financeira, diretor de Projetos – pelos fundadores Breno Corrêa Bueno, Pâmela Maria Fernandes Ribeiro e Kelvin William de Souza Siqueira, respectivamente. As demais vagas estão à espera dos alunos que passaram a ocupá-las após um processo de seleção organizado pela gestão.

No final de fevereiro, a Azimute foi apresentada aos corpos docente e discente em um evento que contou também com a presença de empresários juniores de outras empresas que ajudaram na estruturação do projeto. Conheça mais sobre a iniciativa na entrevista abaixo:

UFPR: Como foi o processo de fundação da Azimute?

Diretoria da Azimute: Durante algum tempo estudamos as diretrizes do Movimento Empresa Júnior e sobre as formas de atuação de uma Empresa Júnior. Com isso, vimos que as experiências que os membros podem adquirir dentro deste ambiente são significativas, além de beneficiar toda a comunidade acadêmica e promover a divulgação do curso. Os membros das EJs se veem obrigados a aprenderem mais rápido e com melhor qualidade, além de juntar todo o conhecimento modular que é ensinado, pois a empresa que ele trabalha precisa desse conhecimento para entregar valores para seus clientes. Logo, percebe-se que a aquisição de competências técnicas e gerências são, de fato, consistentes.

Nos mobilizamos para a abertura da Azimute Engenharia Júnior, com apoio da LEGEO (Liga das Empresas Juniores de Geotecnologias), formadas por todas as Empresas Juniores de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e demais relacionadas com tal setor, e de EJs, tanto da UFPR quanto de outras instituições de ensino. A mobilização, que partiu da atual diretoria, contou com o apoio do corpo docente, o que facilitou o processo de fundação.

UFPR: Que tipos de projeto a Azimute pode desenvolver?

Diretoria da Azimute: Por atuarmos como empresa, nossa gama de serviços oferecidos é a mesma de um profissional formado. Dentre eles, destacam-se: levantamentos planialtimétricos, terraplanagem, transporte de coordenadas, locação, parcelamento de solo urbano e rural, georreferenciamento de imóveis, monitoramento geodésico, produção de mapas e fotocartas e apresentação na web, geoprocessamento, projetos de sensoriamento remoto e fotogrametria, consultorias (treinamentos e assessoria técnica) e verificação, calibração e retificação de equipamentos topográficos, regulamentados pela Resolução nº 218, de junho de 1973.

Salienta-se que por sermos uma Empresa Júnior, contamos com uma equipe de professores que nos auxiliam no desenvolvimento dos projetos. Porém, toda a parte operacional é realizada pelos membros da Azimute, prezando a qualificação e a aquisição de experiências profissionais ainda em graduação.

UFPR: Quem pode fazer parte da empresa?

Diretoria da Azimute: Para se tornar membro da Azimute Engenharia Júnior, o aluno tem de estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR e passar pelo Programa Trainee, que funciona de forma análoga aos processos avaliativos das empresas seniores. Após esta etapa, os membros efetivos avaliarão o desempenhos dos trainees para analisar quais ingressarão, de fato, para o corpo integrante da empresa.

UFPR: Vocês já têm atividades acontecendo ou planejadas para este ano?

Diretoria da Azimute: Além de estarmos em fase de organização, estruturação e divulgação, temos parcerias fechadas e projetos em andamento. Estamos atualizando a base cartográfica de algumas cidades, através da ferramenta Map Creator, da Here, produzindo mapas temáticos com outras empresas do ramo, bem como treinamentos, levantamentos planialtimétricos e verificação instrumental.

Saiba mais sobre a Azimute na página da empresa no Facebook.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...