logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Economia da UFPR festeja 70 anos com homenagens a professores e técnicos-administrativos

Zaki (centro), entre os  homenageados:  Economia em festa pelos seus 70 anos. Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki (centro), entre os homenageados: Economia em festa pelos seus 70 anos. Imagem: Samira Chami Neves.

O Departamento de Economia da UFPR prestou homenagem, hoje, a servidores docentes e técnicos-administrativos para comemorar seus 70 anos de fundação.  O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, fez questão de parabenizar os homenageados (18 professores e seis técnicos) e a excelência acadêmica do curso, que tem nota 6 na pontuação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e foi pioneiro no Estado em vários campos.

“O curso deu uma contribuição maravilhosa ao Paraná e ao Brasil”, disse o reitor, que também foi homenageado pelo  curso. “Agradeço e parabenizo a cada um de vocês do curso de Economia. Vocês são um orgulho para o Paraná”. Zaki também destacou algumas das principais ações desenvolvidas no seu mandato e falou do esforço desenvolvido por ele e pelo vice-reitor, Rogério Mulinari, para fazer o resgate histórico da UFPR.

Contribuição ao Paraná

A homenagem foi promovida no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.
A homenagem foi promovida no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

Primeiro a discursar, o decano de Economia da UFPR, professor Luiz Vamberto de Santana, lembrou que o curso ofereceu grandes contribuições ao Paraná e ao País no campo econômico. “Muito do crescimento do Paraná teve a participação do curso de Economia da UFPR”, disse, ao historiar a participação de professores e pesquisadores em projetos e na direção de empresas estratégicas para o crescimento do Estado a partir dos anos 60 – como o Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), a antiga Telepar, o Ipardes, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e outras.

Um dos reitores da UFPR, aliás, o professor Ocyron Cunh,a lecionou no Departamento de Economia na década de 60, assim como o ex-vice-reitor Aldair Rizzi (na gestão do reitor Carlos Moreira Júnior). “Temos excelentes exemplos a seguir. São referências para o nosso trabalho”, afirmou Santana.

Agradecimento

A chefe do Departamento de Economia, Angela Welters, disse que a homenagem  “fechou com chave de ouro” as comemorações pelo 70 anos do curso. “Agradeço a cada um de vocês, que dedicaram suas vidas a fazer deste curso o que ele é hoje”, comentou, agradecendo ainda à comissão responsável pela organização da homenagem, como os professores Adilson Volpi e Luiz Santana.

Vice diretor do Setor de Ciências Aplicadas, o professor Ademir Clemente disse que estava emocionado com a homenagem. “É um momento muito especial para mim comemorar esta data com vocês”, disse. Em 70 anos, o curso de Economia da UFPR  formou mais de três mil profissionais e, entre outras conquistas, foi o primeiro do Estado a oferecer cursos de pós-graduação e de mestrado.

 

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ufpr/albums/72157660963077309

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...