logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova Moção de Apoio à nota que destaca papel da UFPR para a sociedade paranaense

O Conselho Universitário da UFPR aprovou na sessão desta quinta-feira (dia 23), por unanimidade, Moção de Apoio à nota que destaca o papel importante desempenhado pela Universidade para o Estado e defende a instituição diante das denúncias relacionadas a bolsas de pesquisa, veiculadas na semana passada. A moção também recebeu o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A nota é assinada pela Reitoria da UFPR – Gestão 2016/2020, Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND), Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST) e Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR).

Órgão deliberativo mais importante da Universidade, o COUN tem 63 integrantes e é formado por outros dois Conselhos da UFPR: o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD).

União pela UFPR

Para o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a Moção de Apoio comprova que a comunidade acadêmica está unida em torno da defesa da UFPR. “Estamos todos juntos – estudantes, professores e servidores técnicos – neste momento difícil da Universidade para enfrentar esta crise com toda a tenacidade e o rigor, mas sem esquecer o importante papel que a UFPR exerce interna e externamente na nossa sociedade”, comentou.

 

Abaixo a íntegra da nota.

TODOS UNIDOS PELA UFPR

A Universidade Federal do Paraná é um dos maiores valores da sociedade paranaense. Ao longo de seus 104 anos de história, tornou-se a principal referência na formação de muitas gerações, foi protagonista do desenvolvimento de nosso Estado e foi e é palco de debate e de resistência em vários períodos de opressão de nossa história. É a principal reserva da produção e reprodução de conhecimento de qualidade, no ensino, na pesquisa e na extensão. Foi, segundo já foi dito e repetido, “a maior invenção dos paranaenses”. E ocupa papel central na vida da nossa sociedade, e em particular na vida dos (as) estudantes, servidores (as) técnicos e docentes que formam a comunidade universitária.

Por isso, especialmente nesse momento difícil que passamos, temos que sair em defesa do patrimônio público de nossa instituição, mostrar nossa indignação quanto a descaminhos que aqui ocorram e agir com rigor para que os malfeitos sejam corrigidos e que crimes contra nosso patrimônio sejam responsabilizados.

Mas justamente nesse momento é necessário também reafirmar com toda a força o papel essencial exercido pela Universidade Federal do Paraná há mais de um século na formação profissional, cidadã e intelectual de tantas gerações, bem como insistir no papel transformador e de inclusão que ela representa na vida de milhares de pessoas que aqui, hoje ou ontem, trabalharam e estudaram. É necessário, mais do que nunca, ressaltar e defender sua história, seu papel e seus valores.

A Universidade Federal do Paraná é e deve continuar sendo, com o trabalho contínuo de todos (as) que fazem parte da sua comunidade, o espaço privilegiado do exercício ético, da produção de saberes de ponta, do exercício transformador permanente. Deve seguir sendo também o lugar da reafirmação perene do valor dos direitos e das garantias, de sua centralidade no cotidiano exercício democrático, de sua imprescindibilidade para os nossos padrões civilizacionais. Por isso, seguiremos reafirmando como inegociáveis os direitos sociais e individuais que estão consagrados em nossa Constituição da República, em particular os que exortam a dignidade humana, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e à ampla defesa. Direitos que valem e devem valer para todos, como devem também valer para cada um de nossos (as) servidores (as) e estudantes.

Que todos os descaminhos eventualmente ocorridos dentro de nossos muros sejam elucidados e sofram as correções previstas em lei. Mas que também seja relembrado que estamos comprometidos com as regras do Estado Democrático de Direito, e que jamais seja esquecido o grande e imprescindível papel exercido pela nossa Universidade dentro de nossa sociedade.

Assinam:

Reitoria da Universidade Federal do Paraná • Gestão 2016/2020

Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND)

Sindicato dos Trabalhadores em Educação das IFES no Estado do Paraná (SINDITEST)

Associação dos Servidores da Universidade Federal do Paraná (ASUFEPAR)

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...