Coun amplia prazo para discussão da jornada de 30 horas

15 março, 2012
18:30
Por leonardo
0
UFPR
Reunião do COUN nesta quinta-feira

Reunião do COUN nesta quinta-feira- Foto: Leonardo Bettinelli

O Conselho Universitário (Coun), reunido nesta quarta-feira (15), alterou o artigo 9º da Resolução 56/11 que estabelece as normas sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos administrativos.

Os setores e unidades administrativas da UFPR promovem reuniões para a reorganização dos processos de trabalho e a discussão, bastante complexa, gera dúvidas e até encaminhamentos de negação do direito conquistado na greve dos servidores. É o caso do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), cujo coletivo deliberou e encaminhou abaixo-assinado com posição contrária à flexibilização para a Comissão para Análise e Deliberação da Flexibilização da Jornada de Trabalho dos Servidores da UFPR .

Então, o Coun resolveu ampliar o prazo para as discussões, iniciando a construção de uma nova cultura institucional para ser encaminhada à Comissão até o dia 23 de maio. Anteriormente, o prazo era até 23 de março e ainda foi alterado em virtude do período de férias e da necessidade de mais tempo para a realização das reuniões para discussão do assunto.

Segundo a Comissão, a flexibilidade da jornada não vai alterar o regime de trabalho. As vantagens recebidas, como auxílio transporte e alimentação, vão permanecer por serem inerentes ao regime de trabalho. A flexibilização da jornada está associada à possibilidade de ampliação do atendimento da universidade aos interesses e necessidades da sociedade. O servidor poderá utilizar as duas horas excedentes inclusive para aperfeiçoamento pessoal.

Reivindicação de greve

A adoção da jornada de 30 horas é uma reivindicação de mais de duas décadas e foi amplamente discutida durante a paralisação dos técnicos administrativos, que ocorreu no ano passado. A Reitoria aceitou a proposta.

Foi formada uma Comissão de Estudos com representantes da Reitoria e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest). O relatório final foi entregue ao reitor Zaki Akel Sobrinho. O documento reúne todos os passos da comissão, tornando transparente cada ato.

Na primeira reunião, foi pedida a opinião das pessoas sobre a jornada de 30 horas. Os participantes pesquisaram o assunto, e as descobertas de funcionamento em outras instituições foram compartilhadas eletronicamente, de forma que o documento final reflete esse amplo debate. A mecânica de discussões tornou possível chegar ao resultado no curto prazo de 30 dias, acertado entre as partes.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]