Coro e Madrigal da UFPR emocionam em apresentação no Festival de Inverno

14 julho, 2013
18:47
Por
0
Extensão e Cultura

coral da UFPR regido pelo maestro Álvaro Nadolny. Foto: Marcos Solivan

A música de qualidade ganhou espaço na Igreja São Benedito, em Antonina, no início da noite de sábado (13). O experiente maestro Alvaro Nadolny, que rege e o Coro e o Madrigal da UFPR, conduziu as vozes dos cantores e os sentimentos dos ouvintes. Foram apresentações marcadas pela música agradável e pelas vozes surpreendentes.

Simone Cherobim Rugilo veio de Curitiba para assistir as apresentações e adorou o repertório. “Você sente a música, é fantástico! Eu gosto muito dessa mudança que eles fazem com a voz de subir e descer o volume e o tom. Isso mostra as possibilidades maravilhosas da voz humana!”, conta empolgada.

o coral se apresentou na Igreja de Antonina. Foto:Marcos Solivan


O Coro da UFPR é aberto para qualquer pessoa acima dos 15 anos que se interesse por canto e por estudar música. Todo ano, em fevereiro, são realizados testes de afinação e memória musical e quem atinge o nível básico necessário já pode iniciar o trabalho com o grupo. Já o Madrigal é composto por músicos profissionais que já estão envolvidos com o trabalho artístico. “É um pessoal que ama música e esse interesse deixa o trabalho cada vez mais bonito, é indescritível”, diz o maestro Nadolny.

Luiz Alberto é formado em filosofia, mas se apaixonou pela música. Ele canta no Madrigal há três anos. “Estes grupos são portas de entrada para o mundo da música”, diz. Segundo ele, além das amizades dentro do meio, existe a possibilidade de formar novos conjuntos entre os integrantes do próprio Coral e do Madrigal. “É um aprendizado estético e profissional”, explica Luiz.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Picanço, esteve no concerto prestigiando os músicos e falou sobre a relação da UFPR com Antonina e com o litoral do estado. “A ideia da Universidade é cumprir esse papel de desenvolvimento social da região do litoral”, afirma Deise.

coral da UFPR durante apresentação na Igreja de Antonina. Foto: Marcos Solivan


A programação completa, com espetáculos e oficinas, está na página do 23.º Festival de Inverno da UFPR.

Por Lara Madeira (especial de Antonina)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]