logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coordenadores dos doutorados participam da reunião sobre o Grupo Tordesillas

Reunião sobre o Grupo Tordesillas de Universidades
Reunião sobre o Grupo Tordesillas de Universidades

Coordenadores dos cursos de doutorado da UFPR participaram, na manhã desta terça-feira (26), de uma reunião sobre os “Colégios Doutorais como forma de internacionalização”. A reunião conduzida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho integra as atividades do Grupo Tordesillas de Universidades, do qual o reitor é o atual presidente. Participam do grupo 54 universidades do Brasil, Espanha e Portugal.

Segundo explicou o reitor, os Colégios Doutorais permitem o intercâmbio de pesquisadores entre as universidades parceiras em torno de um determinado tema de pesquisa. “A pesquisa e a pós-graduação são áreas de excelência na UFPR. Neste aspecto, a internacionalização acadêmica caracteriza uma nova dimensão da área”, refletiu o reitor. Complementando, Akel explicou que o investimento nos colégios doutorais permite uma aproximação entre estudiosos de vários segmentos, com grupos e núcleos de pesquisa, formando alianças entre as instituições desses países. Os focos principais desta mobilização, além dos estudos em conjunto, são a dupla diplomação e a cotutela. “Assim teremos uma inserção internacional mais forte, trabalho aliado às funções da Assessoria de Relações Internacionais (ARI)”, lembrou o professor.

Colégios Doutorais ─ Atualmente, alguns temas já estão sendo desenvolvidos em conjunto com as áreas de Enfermagem; Engenharia das Organizações; Direito Administrativo e Direito do Estado; Psicologia das Organizações, do Trabalho e de Recursos Humanos, além das Ciências Ambientais e Alterações Globais. Na oportunidade, o reitor fez um convite aos coordenadores presentes para integração numa das áreas propostas com a possibilidade de sugerirem outros temas. “A tarefa agora é buscar financiamento para a iniciativa”, disse o reitor que já esteve em Brasília fazendo contatos com a Capes e o CNPq. “Em breve apresentaremos uma proposta de financiamento para o CNPq”, complementou.

Perspectiva ─ No mês de novembro deste ano, a UFPR sediará a reunião de reitores do Grupo Tordesillas, a sugestão do reitor é que, paralelamente, seja realizado um evento científico de três dias para um direcionamento aos programas de pesquisa da universidade, “a intenção é trazer novos parceiros para o desenvolvimento destas atividades”, informou o reitor.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...