logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Convênio garante a professoras da rede municipal de Curitiba acesso ao curso de Pedagogia na UFPR

Jacqueline Francisco dos Santos e Henriqueta Barbosa – Foto: Samira Chami Neves

Jacqueline Francisco dos Santos nunca pensou em ser professora, mas foi matriculada pela mãe no curso de magistério e tomou gosto pela profissão. Henriqueta Barbosa, ao contrário, passou a infância brincando de professora, riscando com canetinhas as portas do armário que utilizava como quadro-negro. Hoje, ambas dão aulas para alunos de educação infantil na rede municipal de Curitiba e, graças a um convênio entre a UFPR e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, encontraram-se numa sala de aula da universidade.

Jacqueline e Henriqueta frequentam o curso de Pedagogia semipresencial (20 % presencial e 80% a distância), ministrado por professores do Setor de Educação da UFPR. Foram ofertadas 120 vagas para professores do ensino básico, selecionados por um vestibular em setembro do ano passado.

“Entrar na Federal é uma conquista enorme na minha vida”, diz Jacqueline, de 27 anos. De acordo com ela, ao contrário do que muitos pensam o curso não é fácil. “Exige muito esforço”, diz ela. Jacqueline conta que o curso de pedagogia EaD está ajudando a levar olhares diferenciados para dentro da sala de aula. “Sou grata à minha mãe, que me matriculou no curso de Magistério, e hoje não me vejo fazendo outra coisa. E agora que tive a oportunidade de entrar na Federal, quero ir além. A UFPR para mim representa determinação, foco, esforço, orgulho e gratidão”, afirma.

Jaqueline e Henriqueta, com as professoras do curso de Pedagogia semipresencial – foto: Samira Chami Neves

Para Henriqueta, o ingresso na Universidade Federal do Paraná é a realização de um sonho que anos atrás foi adiado pela dificuldade de pagar a faculdade e por uma gravidez. Ela afirma que já está colhendo os frutos dessa oportunidade: “Mudei minha forma de trabalhar com as crianças, devido ao estudo de Filosofia da Educação. Percebi quão grande é a responsabilidade que tenho em educar meus pequenos, em despertar por completo todas as potencialidades deles”.

Henriqueta diz que pretende fazer uma pós graduação em psicomotricidade relacional para continuar trabalhando com a educação infantil, e depois cursar mestrado e doutorado. “Conhecimento nunca é demais”, diz.

Prof. Ariana Chagas Gerzson Knoll Foto: Samira Chamis Neves

A professora  Ariana Chagas Gerzson Knoll  , docente de Teoria e Prática na Educação a Distância no Setor de Educação da UFPR diz que  o curso de Pedagogia é uma oportunidade única para essas alunas, que já são profissionais da educação infantil. Segundo ela, muitas já estão na fase final da carreira, e só agora estão conseguindo se graduar.  “Isto só se tornou possível graças ao compromisso que a Universidade Federal do Paraná tem com a construção do conhecimento na educação pública,  gratuita e de qualidade. E é um grande aprendizado também para mim. Tenho recebido muito dessas alunas”, afirma.

 

Professora Roberlayne de Oliveira Borges Roballo Foto: Samira Chami Neves

De acordo com a professora Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, docente adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR, o curso é resultado da união de esforços entre o Setor de Educação e a área de ensino a distância da universidade.

 

Segundo ela, dos quase 4.600 professores de educação infantil da rede municipal de Curitiba, cerca de 1.500 ainda não possuem curso superior. “A formação exigida para ingresso na carreira de professor de educação infantil é em nível de ensino médio. Porém, quanto melhor for a formação, mais preparados serão os profissionais, além de terem maiores oportunidades de crescimento na carreira”, afirma Roberlayne, que foi secretária municipal da Educação em Curitiba entre 2013 e 2016 e participou da concepção do convênio.

acesse as fotos

Por  Cida Bacaycoa

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...