logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Convênio entre UFPR e IAPAR intensificará pesquisas, dinamizará setor agrícola e aprimorará formação de alunos

O convênio firmado hoje entre a UFPR e o Iapar possibilitará novos campos de pesquisa e estudo para os alunos e, ainda, gerará desenvolvimento ao setor agrícola do Estado. Imagem: Marcos Solivan.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e o diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) Florindo Dalberto, assinaram hoje, em Curitiba, convênio de intercâmbio técnico-científico que contribuirá para o aprimoramento da formação dos alunos dos cursos do Setor de Ciências Agrárias e do setor agrícola do Estado.

Com cinco anos de duração, o acordo trará vários benefícios aos parceiros: à UFPR, um campo de estudo e de pesquisa para os alunos da graduação e da pós-graduação do Setor de Ciências Agrárias nas 19 estações experimentais que o Iapar possui em todas as regiões do Estado.

O Instituto se beneficiará do conhecimento técnico e científico que será gerado em várias áreas. Por exempo, o desenvolvimento de novas sementes e, ainda, a melhoria e a conservação do solo.  Este conhecimento, por sua vez, será transferido também ao setor agrícola paranaense. “Na realidade, nós estamos renovando e ampliando um acordo que já existia”, explica Florindo Dalberto. “Quando a UFPR e o Iapar se unem, quem ganha é a agricultura do Estado”.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que se sente honrado com a formalização da parceria. “É uma grande satisfação renovar esta parceria, que com certeza será muito produtiva para  nós e para a sociedade paranaense. Estamos aqui para multiplicar”, disse, ao lado da vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz.

Parceria renovada

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, afirmou que são “incomensuráveis” os benefícios gerados pela parceria, que incluirá atividades de pesquisa, estágio e tutoria. Ele lembrou que muitas atividades de formação de alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal foram desenvolvidas devido a convênios e acordos de cooperação técnicas firmados com o Iapar.

“Vamos retomar uma parceria que já existia e que sempre foi muito positiva. E o interessante é que isso será feito em cima da realidade do Estado, beneficiando o setor agrícola”, comentou Bona. O setor tem um total aproximado de 2,1 mil alunos na graduação e 800 na pós-graduação.  Participaram também da solenidade o representante da Secretaria Estadual da Agricultura, Richardson de Souza; e o diretor do Iapar, Adelar Mattos.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...