logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cônsul de Israel visita UFPR com objetivo de fazer parcerias em pesquisa

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, visita a UFPR. Foto: Samira Chami Neves
O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, visita a UFPR. Foto: Samira Chami Neves

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, visitou a UFPR na última quinta-feira (18), com o objetivo de conhecer possibilidades de intercâmbio de projetos de inovação entre a UFPR e universidades israelenses.

Dori Goren iniciou sua atuação como cônsul em São Paulo há um mês, após ter sido embaixador de Israel no Uruguai. Ele também representa o país nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Estou estudando o que podemos fazer. Como o Paraná é o estado mais moderno e mais organizado em todo o Brasil, a quarta economia do país, vamos querer fazer muitos projetos aqui. Espero vir mais vezes, trabalhar e avançar projetos de cooperação entre Israel e o Paraná”, afirmou o cônsul.

Essa foi a primeira visita do cônsul ao Paraná, mas ele já havia visitado o Brasil 34 anos atrás, quando viajou pelo mundo como mochileiro, por dois anos, após terminar o serviço militar. Goren contou que é comum que os jovens israelenses façam uma viagem antes de entrar na universidade.

De acordo com o cônsul, Israel é um país muito forte em inovação, resultado de investimentos de até 4,5% do Produto Interno Bruto na área. Ele relatou que o esforço coletivo entre universidades, empresas do setor privado e governo funciona bem no país, e que cada universidade israelense tem uma empresa dedicada a transformar sua pesquisa em negócios.

O reitor da UFPR disse ser uma honra receber a visita do cônsul, e lembrou que a Universidade fortaleceu suas relações internacionais nos últimos oito anos, com programas de dupla titulação com universidades de diversos países. Zaki apresentou dados sobre a Agência de Inovação UFPR e falou também sobre a aliança estratégica entre as quatro maiores universidades de Curitiba, esforço liderado pela UFPR que envolve também o setor produtivo e o governo [Leia mais]. “Temos muitas áreas para cooperar”, afirmou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; o vice-diretor do Setor de Educação da UFPR, Marcus Levy; e o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira.

Clique aqui para ver mais fotos da visita.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...