Em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Coun), representantes da subcomissão do Setor de Educação, do Setor de Ciências Humanas e do curso de Turismo, representantes dos demais setores, docentes, técnicos administrativos e estudantes manifestaram, nesta quinta-feira (16), suas posições a respeito da finalidade que será dada ao Edifício Teixeira Soares localizado no Campus Rebouças.
A segunda sessão para discutir o tema foi realizada no próprio Edifício Teixeira Soares após visita dos participantes às instalações do prédio. De acordo com o Superintendente de Infraestrutura, Sérgio Braga, que acompanhou a visita, dentro de 15 dias o edifício poderá ser entregue.
O diálogo girou em torno da análise do estudo técnico feito por comissão designada para este fim. Constituída por um grupo multidisciplinar, a comissão promoveu uma análise independente sob dois pontos de vista diferentes.
“Houve muita independência, nós nos reunimos quase que semanalmente e muitas ideias foram trazidas ao longo desse tempo. Fizemos visitas aos edifícios, conversamos com os professores, fizemos várias apresentações, utilizamos plantas e projetos e estamos tentando adequar isso da melhor maneira possível”, explica Paulo Pacheco, coordenador do Plano Diretor.
“Sendo uma ocupação para espaços didáticos ou administrativos, com toda a certeza será um espaço altamente qualificado. Independente da destinação, isso é motivo de comemoração para a comunidade universitária”, destacou o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca que, como encaminhamento do debate, propôs reunir-se mais vezes com os interessados para discutir o assunto.


Comissão
A comissão que discute a proposta para uso dos novos espaços da UFPR e demais adequações foi instituída pela Portaria nº315/Reitor, de 3 de maio de 2017.
Integram a comissão Amadeu Bona Filho, Diretor do Setor de Ciências Agrárias, como presidente; Elias Sebastião Torres da Silva, como representante dos técnicos administrativos no COPLAD; Fernando Marinho Mezzadri, Pró Reitor da PROPLAN; Helton José Alves, Diretor de apoio aos Campi Avançados ; Luiz Cláudio Fernandes; Diretor do Setor de Ciências Biológicas; Nelson Luis Barbosa Rebellato; Diretor do Setor de Ciências da Saúde; Paulo Pacheco, Coordenador Plano Diretor; Pedro Luis Faggion, Diretor do Setor de Ciências da Terra e Luiz Henrique da Rocha Machado, Representante Discente.
Campus Rebouças
Trata-se de um complexo de prédios localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no centro da cidade e foi cedido à UFPR em 2008, pela RFFSA.
Para que o espaço fosse usado pela UFPR foram abertas licitações para desenho do projeto e execução da obra que envolvia a restauração do Edifício Teixeira Soares (com área de 9.566,28 metros quadrados) e o Anexo B (com 2.177,87 metros quadrados), totalizando 11.744,15 metros quadrados.
Em 2012 a obra foi paralisada pela justiça, uma vez que a empresa vencedora não pode executar a obra por problemas no projeto do Anexo B, que teria 9 andares. Até o momento a questão jurídica não foi resolvida e essa parte da obra não saiu do papel, reduzindo a capacidade física para a qual o espaço foi projetado.