logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova moção de apoio aos jornalistas do Paraná

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (COUN) manifestou sua preocupação com a situação de ameaça à vida e ao trabalho dos profissionais jornalistas no Estado. Em sessão plenária nesta quinta-feira (23), o COUN aprovou por unanimidade de votos uma moção de apoio e solidariedade aos jornalistas do Paraná.

Em especial, o Conselho Universitário destaca o caso da ameaça de morte sofrida no último dia 9 pelo jornalista James Alberti, discente da UFPR, que o obrigou a se refugiar sob a proteção da Polícia Federal. “Esse tipo de prática é absolutamente inadmissível numa sociedade que se pressupões democrática e republicana”, afirma o texto divulgado hoje pela Secretaria dos Órgãos Colegiados da UFPR.

“Infelizmente têm sido cada vez mais frequentes os relatos de intimidação aos trabalhos, em especial os de natureza investigativa, desses profissionais. Entendemos que essas ações são uma clara afronta ao direito constitucional da liberdade de imprensa, do sigilo da fonte e do livre exercício profissional do jornalismo.”

Essas situações fizeram o Conselho Universitário vir a público manifestar seu apoio aos jornalistas do Paraná e às suas entidades representativas em sua busca pela apuração dos fatos, com o intuito de “punir os responsáveis por tais práticas e reestabelecer a plenitude do direito à liberdade de imprensa e ao livre exercício profissional dos/as jornalistas, tão almejado por nossa sociedade”.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...