logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova curso de Medicina em Toledo e aprofunda interiorização da UFPR

A Universidade Federal do Paraná deu hoje (dia 9) mais um importante passo na  proposta da Reitoria de aprofundar a interiorização e a identificação da UFPR com as demandas da sociedade paranaense. O Conselho Universitário (COUN) aprovou a criação do curso de Medicina em Toledo, na região Oeste do Paraná, concluindo a tramitação do processo em todas as instâncias internas da Universidade. O município também vai disponibilizar área construída com cerca de 35 mil metros quadrados para a implantação das séries iniciais do curso, nos próximos três anos.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que a aprovação do curso comprova o compromisso efetivo da Universidade com a Educação pública, gratuita e de qualidade e com os interesses do Estado. “A criação do curso confirma o compromisso que assumimos na nossa gestão, desde o início, de fortalecer a interiorização da UFPR no nosso Estado, honrando o nome de Universidade Federal do Paraná”. Zaki comentou ainda que este crescimento ocorre tanto na graduação quanto na pós-graduação e se acentuou nos últimos anos, com o apoio do Ministério da Educação.

Pioneira na saúde

O vice-reitor, Rogério Mulinari,  disse que  a UFPR foi pioneira na inauguração do curso de Medicina no Paraná, em 1914. “Agora, reforçamos este pioneirismo dando o primeiro curso de Medicina à região Oeste do Paraná”, comentou.

O prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt agradeceu à UFPR pela decisão,  disse que o curso tem uma extraordinária importância não apenas para o município, mas para o Brasil, e afirmou que esta conquista consolida a condição de Toledo como polo universitário – a cidade já abriga um campus da Unioeste, outro da UTFPR e ainda quatro instituições privadas. “A UFPR vai achar em Toledo um ambiente extremamente positivo”,  comentou, destacando a importância do curso para que seus alunos atuem em projetos federais como o Saúde da Família, desenvolvam pesquisas e inovações tecnológicas no campo da saúde humana e ainda como estímulo para que crianças e adolescentes da região tenham interesse em seguir a carreira médica, em benefício da população.

O novo curso seguirá rigorosamente as diretrizes da saúde. Terá apoio pedagógico pleno  do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que tem seis cursos de graduação, cinco programas de pós-graduação e programas de residência  em todas as especialidades de práticas médicas. O novo campus terá, ainda, apoio acadêmico e administrativo da unidade da UFPR em Palotina.

Aliança com a comunidade

A aprovação do curso de Medicina em Toledo pelo Conselho Universitário significa o cumprimento de reivindicação antiga dos moradores do Oeste do Estado, em especial o prefeito Beto Lunitti.

Em outubro do ano passado, uma comissão de especialistas comandada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, esteve na cidade para apurar as necessidades e a estrutura necessária para a criação do curso, que beneficiará não apenas Toledo, mas todos os municípios da região. A comitiva também conheceu a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Francisco e as obras do Hospital Regional, cujas obras estão em fase final e receberá investimentos em equipamentos da ordem de R$ 16 milhões.

Depois disso, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o projeto pedagógico (currículo) do curso e o Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) o recebimento da doação do terreno pela prefeitura.

Em 25 de março deste ano, o prefeito Beto Lunitti recebeu a escritura de posse definitiva do terreno onde o campus será instalado, com área de 34.619,75 metros quadrados. A área está localizada na Avenida da União, na frente do Hospital Regional, que está em fase de conclusão.

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...