Benefícios ─ “Proporcionar à comunidade universitária a oportunidade de conhecer uma nova cultura através da alimentação é um fato inédito na universidade. Os ingredientes integrais já estão sendo utilizados no cardápio diário dos restaurantes como arroz, farinha de trigo e açúcar mascavo”, lembrou o diretor dos restaurantes universitários Lineu Dal Lago. Segundo o coordenador do congresso e membro da Sociedade Vegetariana Brasileira Ricardo Laurino, uma das intenções da promoção é alertar as pessoas que têm uma relação de respeito com os animais para pensarem esta questão. A alimentação vegetariana, além de saudável traz benefícios ao meio ambiente e seria de muita valia desenvolver essa cultura no meio acadêmico”, ponderou Ricardo.


Pela UFPR, falou também o professor e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna (DPCF), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alexander Biondo. “O tema traz a discussão à saúde animal como um bem a ser preservado”, disse o professor. “O congresso é considerado como o maior encontro vegetariano da América Latina e ocorre pela primeira vez em Curitiba. Além do público da universidade, está reunindo participantes de 120 estados brasileiros e do exterior”, explicou a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira Marly Winckler.


Cardápio ─ Nos vários restaurantes da UFPR será servido nesta quarta-feira um cardápio vegano que não inclui nenhum produto de origem animal: salada de agrião e tomate; arroz; feijão; quibe de proteína texturizada de soja (PTS); legumes refogados e creme de mamão.