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Congresso Brasileiro de Zoologia promove concurso de divulgação científica; participe de curso preparatório

O evento, chamado ViraliZOO, propõe que estudantes, pesquisadores e especialistas em zoologia se comuniquem com a sociedade

Voltado aos participantes do Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto de 2022 em Curitiba, no Paraná, o ViraliZOO é um concurso de divulgação científica. Para isso, os participantes devem produzir apresentações audiovisuais sobre temas relacionados à zoologia. “A ciência tem despertado para a necessidade de uma conversa com a sociedade, de estabelecer a comunicação e o diálogo”, afirma Karla Campião, coordenadora da comissão de cultura e extensão do congresso, sobre a criação da primeira edição do concurso.

Os vídeos, que devem ter até três minutos de duração, podem ser enviados até o dia 17 de maio pelo WhatsApp (45) 98824 2229 ou e-mail trabalhos@alvoeventos.com.br, disponibilizados pelo evento. Para se preparar para o cenário da divulgação científica, os participantes também podem se inscrever em um minicurso gratuito e remoto que ocorre nos dias 11, 18 e 25 de abril, das 19h às 21h. Karla Campião explica a importância dessa iniciativa: “muitos participantes do congresso podem não se sentir preparados para produzir um material de divulgação. Para atender essa necessidade, surgiu a ideia do curso”. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril.

Como funciona o concurso?

O concurso, como descrito no edital, visa “disponibilizar espaço a zoólogos para divulgar seus trabalhos de forma simples e criativa, aproximando a ciência e os temas tratados no evento do público em geral.” Para isso, os participantes devem produzir e enviar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível e não ofensiva sobre algum tema da zoologia e do evento. Os temas sugeridos pela organização são: a relação entre a zoologia e mudanças climáticas, conversão de hábitat, invasões biológicas, doenças e produção de alimentos. Também há a possibilidade de propor outros tópicos, que serão julgados por uma comissão avaliadora.

“O formato da apresentação é livre (por exemplo: performance teatral, poesia, músicas autorais e/ou paródias), tendo como principais requisitos a participação direta do candidato, e a possibilidade de replicação ao vivo da apresentação”, como descrito no edital. Depois dessa etapa, os seis melhores materiais são selecionados. A avaliação será composta por uma comissão científica que avalia aspectos ligados ao conhecimento técnico científico, jornalistas da área da divulgação científica, que avaliam aspectos da comunicação e o voto popular pelo alcance de visualizações nas redes sociais. Aos seis vencedores serão entregues premiações e certificados.

O seu trabalho pode chegar à sociedade

Os vídeos selecionados serão replicados em uma apresentação pública ao vivo, no evento “Uma dose de Zoo”. “A ideia é estimular que a comunidade científica produza, além de conteúdo acadêmico, um conteúdo de divulgação para o público não acadêmico”, conta a coordenadora da comissão de extensão e cultura. Ela explica que, com esse evento, a expectativa é atingir pessoas de fora da academia, fazendo uma apresentação pública do produto em um bar, lanchonete ou um café. “Vamos convidar um zoólogo para falar das pesquisas e apresentar os vídeos vencedores nesse ambiente mais descontraído.”, completa.

Como funciona o curso?

O minicurso de divulgação científica em zoologia tem como objetivo instruir os participantes a participar do concurso. “O curso vai abordar o que é e a importância de fazer a divulgação científica, para quem e como divulgar. De forma específica, a produção de conteúdo em forma de vídeo” , afirma Karla Campião. Ela explica que os participantes que não sentem a necessidade, podem participar do concurso sem ter assistido às aulas. Gratuito e remoto, o minicurso ocorre nos dias 11, 18 e 25 de abril das 19h até as 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril.

Cronograma do concurso
Submissão do vídeo: até 17 de maio
Divulgação nas mídias sociais (Voto Popular): 15 de junho a 15 de julho
Divulgação dos selecionados: 22 de julho
Apresentação Pública*: de 22 a 24 de agosto
Resultado do concurso e premiação: 25 de agosto
Mais informações sobre o concurso neste link
*O autor será avisado com antecedência o dia de sua apresentação

Por Chananda Lipszyc Buss
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

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