logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Congresso Brasileiro de Agronomia coloca em pauta a formação do engenheiro agrônomo

 

Foto original: Marcos Solivan
Foto original: Marcos Solivan

Já estão adiantados os preparativos para o XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que será realizado em Foz do Iguaçu, de 4 a 7 de agosto deste ano. O evento é o fórum máximo da categoria agronômica para decidir sobre temas que envolvem a profissão de Engenheiro Agrônomo. Na última semana, o coordenador geral do congresso, professor Luiz Lucchesi, professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná, esteve em Aracaju, Sergipe, ministrando palestra sobre o “Eixo Educacional no XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia – Foz/2015” na reunião da CCEAGRO – Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Agronomia do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, a convite da direção da entidade. Lucchesi adiantou os principais temas que serão discutidos em torno da educação e formação do engenheiro agrônomo durante o Congresso.

Neste ano o tema geral do CBA será “Desafios e Oportunidades Profissionais”, que será discutido em seis eixos que se estendem dos projetos de agricultura integrados, passando pela história, fiscalização do exercício, atribuições profissionais e suas reivindicações, biotecnologia, infraestrutura e logística, área ambiental, ensino e formação.

“Em torno deste último tema, o da educação, os congressistas abordarão algumas questões provocativas que levem à reflexão dos coordenadores estaduais de Câmaras de Agronomia dos Creas, particularmente no que concerne à qualidade dos cursos e à política nacional de educação superior, uma vez que no momento estão cadastrados no MEC 409 Cursos de Agronomia e em muitos a carga horária é muito diminuta para se atender às diretrizes nacionais curriculares e assim formar profissionais competentes e com habilitação plena”, explica Lucchesi.

Informações sobre o XXIX CBA, cujas inscrições estão abertas, podem ser obtidas em www.cba-agronomia.com.br.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...