logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Confraternização dá início às comemorações dos 103 anos da UFPR

Comemorações dos 103 anos também terá sessão solene do Conselho Universitário no dia 15 de dezembro. FOTO: Marcos Solivan
Comemorações dos 103 anos também incluem sessão solene do Conselho Universitário no dia 15 de dezembro. FOTO: Marcos Solivan

Os 103 anos da UFPR já começaram a ser comemorados. A primeira atividade proposta para a comunidade acadêmica celebrar a data foi uma confraternização entre professores, técnicos e alunos.

22868870694_5384907f60_z
Mais de 600 pessoas fizeram questão de participar do momento. FOTO: Marcos Solivan

Realizado na noite desta quarta-feira (02), o jantar reuniu mais de 600 pessoas com o mesmo objetivo: celebrar as conquistas de um ano cheio de desafios. “Decidimos fazer este momento novamente para reunificar nosso grupo. O ano foi dificil, com grandes desafios, um dos mais complexos que já enfrentamos. Mas, até por isso, também temos muito que comemorar. Quando fazemos um balanço, ficamos muito felizes com as vitórias, que são coletivas, resultado de um grande grupo que se dedica a contribuir para o crescimento da nossa universidade”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Para reitor Zaki Akel, os desafios enfrentes durante o último servem como mais um grande motivo para se orgulhar das conquistas como o curso de medicina em Toledo e o novo momento do Complexo Hospital de Clínicas. FOTO:
Para reitor Zaki Akel, os desafios enfrentados durante o último ano servem como mais um grande motivo para se orgulhar de conquistas como o curso de medicina em Toledo e o novo momento do Complexo Hospital de Clínicas. FOTO: Samira Chami Neves

Presente no evento, o aluno do curso de Geografia, Gabriel Fisher de Moraes, concorda que, apesar das dificuldades enfrentadas, o momento é de comemorar. “Precisamos celebrar mais um ano de UFPR, torcendo para conseguirmos fazer de 2016 uma etapa muito melhor. Nesse momento, a união é o mais importante, porque é junto com os professores e os tecnicos que passamos os dias, enfrentamos as dificuldades e aprendemos”, acredita o estudante.

Vice-reitor Rogério Mulinari lembrou de importantes conquistas alcançadas em 2015. FOTO: Samira Chami Neves
Vice-reitor Rogério Mulinari lembrou de importantes conquistas alcançadas em 2015. FOTO: Samira Chami Neves

Para o vice-reitor, Rogério Mulinari, ainda que com grandes desafios, a UFPR conseguiu fazer de 2015 um ano de realizações e oportunidades. “Dois mil e quinze foi desafiador, mas, no geral, vejo que com crises é que podemos, de fato, amealhar oportunidades para avançar. No cenário nacional, temos algumas perturbações, entretanto, internamente, tenho certeza que pactuamos diversas ações interessantes para 2016, como a expansão da saúde para interior e o ineditismo do programa Conte Conosco“, avaliou Mulinari.

AGENDA

Durante a confraternização, os participantes ainda puderam conferir em primeira mão como será a Agenda Institucional 2016. A tradicional publicação da Editora UFPR traz para o próximo ano o tema “Uma Coleção para Conhecer”.

23414583681_a744bb64cf_z
Agenda Institucional 2016 foi mostrada em primeira mão aos participantes; acervo cultural histórico da UFPR é o tema da publicação. FOTO: Marcos Solivan

O trabalho reúne as obras em acervo no Museu de Arte da UFPR (MusA) e pelos prédios e corredores da histórica Universidade. “A agenda é um convite para as pessoas conhecerem, de fato, todo o acervo do MusA e olharem de outra forma o acervo que está pelos prédios da Universidade. Muitas vezes passamos tão rápido pelos corredores e nem vemos que há obras a serem apreciadas”, explicou a diretora da Editora UFPR, Suzette de Paula Bornatto.

A reprodução das obras de arte foi feita pelo premiado fotógrafo documental, Nego Miranda. A organização do projeto, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, contou com apoio dos professores Fernando Bini (docente no Departamento de Artes e também membro do Conselho Estadual de Cultura, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, da Associação Internacional de Críticos de Arte e do Conselho do MusA) e Ulf Gregor Baranov, uma das principais referências históricas sobre a trajetória da UFPR.

*CONFIRA AQUI GALERIA DE FOTOS DO JANTAR DE 103 ANOS*

Leia também:

UFPR comemora 103 anos em dezembro

 

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...