logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comunidade acadêmica da UFPR inicia discussão de novo Planejamento de Desenvolvimento Institucional

Encontro reúne representantes de diversos setores da universidade. Foto: Marcos Solivan.

Representantes de todos os setores da comunidade acadêmica começaram, nesta segunda-feira (17), a discutir o novo Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) que definirá as estratégias para atingir as metas e os objetivos da instituição nos próximos quatro anos. A reunião acontece no Setor de Ciências Sociais Aplicadas durante três dias, finalizando na próxima quarta-feira (19).

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento que busca definir a missão da universidade e os meios para concretizar suas metas em um determinado período. Contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos e deve articular-se com a manutenção de padrões de qualidade e orçamento institucional.

De acordo com o Coordenador de Planejamento Institucional da Proplan, José Roberta Frega, representantes de todos os setores da universidade foram convidados a formar um grupo heterogêneo para desenvolver o PDI e o Planejamento Estratégico. “Nós precisamos construir uma visão de futuro e fazer uma avaliação da nossa situação atual. Para isso, grupos de trabalho estão analisando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à universidade. Por meio desses itens é possível traçar uma rota segura que nos guie nesse intervalo temporal”, explica.

Esta segunda-feira terá como escopo a redefinição da identidade corporativa, ou seja, a visão institucional. Durante os próximos dois dias haverá dez grupos divididos em eixos temáticos que tratarão de temas como graduação; pós-graduação, pesquisa e inovação; assuntos estudantis; extensão e cultura, entre outros. Em cada eixo temático serão trabalhados os objetivos estratégicos relativos ao assunto.

Segundo o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, toda a discussão realizada nos próximos dias será, posteriormente, capilarizada junto aos setores. “O objetivo é traçar uma missão para a universidade que envolva todas as questões como formação de recursos, humanos, graduação e pós-graduação, pesquisa, infraestrutura, tecnologia da informação e, consequentemente, orçamento, que perpassa por todos esses temas”, revela Mezzadri.

O reitor da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca enfatiza a importância da participação de toda a comunidade acadêmica nesta definição. “O PDI é a base do planejamento a partir da qual a universidade funcionará nos próximos anos. Estamos buscando resgatar a centralidade do planejamento estratégico da instituição, que precisa ter um rumo e saber aonde vai. Esse encontro deve construir esse caminho. Nós convidamos de modo absolutamente aberto e plural toda a comunidade: setores; pró-reitorias e representantes de professores, técnicos administrativos e discentes junto ao CEPE e ao COPLAD. Dada a relevância desse planejamento, a finalidade é ter a maior diversidade possível dentro da comunidade. Queremos construir o futuro da UFPR de maneira participativa, junto com todos os envolvidos”, diz.

O Diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, acredita que o PDI trará à UFPR um processo organizacional que contemple metas e objetivos mais claros: “É necessário ter organização e reestabelecer estruturas para que as coisas funcionem corretamente”. Já a Diretora do Setor de Ciências Humanas, Ligia Negri, destaca o valor da participação de todos os integrantes da universidade. “Cada setor sabe das suas dificuldades, necessidades e dos seus anseios. É importante que a comunidade tenha clareza a respeito dos projetos e rumos da instituição”, finaliza.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...