logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Complexo HC, Funpar e Sinditest assinam acordo que garante ganho real de salários e amplia direitos dos trabalhadores

O reitor Ricardo Marcelo (centro), com os representantes do CHC, do Sinditest e da Funpar: “Mesmo com a redução do orçamento das Universidades, não poderíamos deixar de fazer um esforço para garantir este aumento salarial e condições melhores de trabalho para os trabalhadores Funpar/HC, com os quais estamos comprometidos”. Imagem: Samira Chami Neves.

O Complexo Hospital de Clínicas, a Fundação da UFPR (Funpar) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest) assinaram um acordo histórico, nesta sexta-feira (dia 23). Resultado de uma ampla negociação conduzida pela Reitoria da UFPR, o acordo ampliou os direitos sociais e garantiu um aumento salarial de 6% para os trabalhadores da Funpar/Hospital de Clínicas – 3,99% da inflação mais 2,01% de ganho real (o equivalente a um aumento real 50% acima do INPC). Além disso, os trabalhadores da Funpar-HC receberão reajuste do Vale-Alimentação de 15%.

O coordenador-geral do Sinditest, José Carlos de Assis, disse que, pela primeira vez, a categoria conseguiu evoluir nas cláusulas sociais. “Conseguimos avanços que não tínhamos antes. Neste ano, tivemos uma negociação de verdade, em benefício dos trabalhadores. Foi muito bom a Reitoria ter se sentado à mesa conosco para debater estes avanços, principalmente neste momento que vive o País, com perdas de direitos dos trabalhadores”, comentou, ao lado dos demais diretores do sindicato. O acordo foi aprovado por unanimidade pela categoria, em assembleia, na última terça-feira (dia 20), no Hospital de Clínicas.

Valorização da categoria

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o acordo comprova o valor dado pela Reitoria aos trabalhadores da Funpar/HC e ao diálogo com  a categoria. “Mesmo com a redução do orçamento das Universidades, que vivem uma das maiores crises financeiras da sua história, não poderíamos deixar de fazer um esforço para garantir este aumento salarial e condições melhores de trabalho para os trabalhadores Funpar/HC, com os quais estamos comprometidos”, comentou.

Ricardo Marcelo lembrou que, em função da redução significativa de receita sofrida pela UFPR, a Reitoria foi obrigada a cortar despesas em vários itens, o que amplia a importância do acordo. “A cláusula que garante reajuste real é motivo de grande alegria para nós. É uma demonstração de que, mesmo neste momento de crise, estamos valorizando os trabalhadores que fazem o Hospítal de Clínicas ter a enorme imporância que possui para a sociedade”.

A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, destacou a importância dos trabalhadores Funpar para o HC – maior hospital público do Estado, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Assinar um acordo que traz benefícios aos trabalhadores que tanto fazem pelo HC é um grande prazer. Esperamos que, assim como hoje, possamos ser sempre parceiros”, comentou.

As conquistas

Estes não foram os únicos benefícios conquistados pelos trabalhadores. Eles também conquistaram, entre outras coisas: garantia de emprego e pré-aposentadoria de três anos nos limites da decisão do Ministério Público do Trabalho; 40 horas de liberação para assembleia; aumento do prazo de entrega do atestado médico de três para cinco dias; possibilidade de entrega do atestado por terceiros(as); um dia inteiro de folga em dias de greve parcial ou geral dos ônibus; e adicional de férias em atraso: o(a) trabalhador(a) poderá optar por remarcar seu período de descanso, caso o pagamento não tenha saído no prazo correto.

E ainda: flexibilização do horário de trabalho para trabalhadores que forem estudantes;  abono de falta em dia de prova vestibular ou concurso; extensão da licença para cuidar de parentes dependentes para além dos familiares já contemplados, desde que informado na ficha cadastral; folga sábado e domingo uma vez por mês para os plantonistas; e sala para a realização das reuniões e atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...