Comitê gestor do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos mapeia iniciativas na UFPR

14 dezembro, 2017
17:29
Por Leonardo Bettinelli
0
UFPR

O comitê gestor interno da Universidade Federal do Paraná, que articula ações do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, divulgou um formulário para diagnosticar as iniciativas realizadas na instituição. A proposta é mapear o que já foi desenvolvido na área de educação em direitos humanos e incentivar novas ações.

Esse é o primeiro passo das ações do Pacto: vamos identificar o que a universidade faz. A UFPR possui um conjunto de atividades importantes, mas não estão centralizadas”, explica Melina Fachin, coordenadora do comitê e professora da Faculdade de Direito. Ainda de acordo com Melina, “há um engajamento da comunidade acadêmica da UFPR em iniciativas de educação em direitos humanos”.

A partir do mapeamento, será elaborado um relatório das ações para o Ministério da Educação. Em seguida, o Comitê pretende promover diálogos internos entre as iniciativas complementares dentro da própria instituição.

Pessoas ligadas à coordenação e à gestão dos programas ou projetos devem preencher o formulário online até o início do período letivo de 2018.

A coordenadora do Comitê também aponta que o material servirá como base para a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), criada no mês de novembro pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR. “A nova Superintendência vai englobar as ações do Pacto. Os dados serão importantes para a gestão de educação em direitos humanos”, conclui.

Formulário

Para registrar as iniciativas, os responsáveis devem inserir o título da atividade, setor, curso, natureza (desenvolvido em graduação, pós-graduação, extensão ou pesquisa), descrição das ações, duração e nome das pessoas envolvidas.

Acesse o site e preencha os dados.

O Pacto

O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. O objetivo é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e incentivar atividades educativas na área.

A UFPR aderiu ao Pacto em dezembro de 2016 e é pioneira em ações que promovem os direitos humanos, tendo sido uma das primeiras universidades do País a adotar políticas de cotas e apresentando, com frequência, trabalhos e projetos que refletem e promovem a garantia desses direitos.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]