logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do CHC comemora 20 anos

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (14), o CEP – Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CEP-CHC/UFPR) comemorou seus 20 anos de atividades. Na solenidade, que reuniu fundadores e membros do Comitê, foram realizadas homenagens aos primeiros integrantes do grupo.

Foto: Marcos Solivan

A coordenadora do Comitê, Maria Cristina Sartor, lembra a importância do órgão que tem a finalidade de proteger todos aqueles que participam das pesquisas. “Nem sempre é fácil enxergarmos os riscos éticos, mas eles existem. Temos que estar sempre alertas, olhando não só o método da pesquisa, mas também os mecanismos de proteção, de segurança e de confidencialidade. É fundamental atentar para que as pessoas não sejam expostas indevidamente, nem sejam submetidas a riscos com relação às experiências em seres humanos, na indústria farmacêutica e em novas tecnologias. São ações extremamente necessárias e sem elas não estaríamos aqui com todo esse desenvolvimento, mas precisam ser vigiadas”, explica.

A cerimônia também teve homenagem a um dos membros fundadores do CEP-CHC/UFPR, Renato Tambara Filho, que dedicou muito tempo da sua trajetória à unidade. “O CEP é uma família constituída por pessoas que amam o que fazem. Implementar ética em pesquisa em um hospital tão grandioso foi um trabalho desafiador. É gratificante ver que após 20 anos o Comitê continua com toda a seriedade possível e reconhecimento da comunidade”, disse emocionado. Outros integrantes que participaram da unidade ao longo da sua existência também foram homenageados com diplomas de reconhecimento.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, agradeceu o trabalho de todos que contribuem com a história do CEP-CHC/UFPR e destacou a importância estratégica do órgão. “Temos a missão de produzir conhecimento com qualidade e excelência sem esquecer o compromisso com a ética. O desejo é de que o Comitê continue crescendo”.

Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos

O CEP-CHC/UFPR é formado por um grupo de relatores composto por especialistas de diversas áreas e pessoas da comunidade, credenciado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde. É responsável pela análise das pesquisas e defesa dos interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento da pesquisa respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 466/2012 e suas complementares.

Foto: Marcos Solivan

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...