logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começa o III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba

Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, discursa na cerimônia de abertura do evento ao lado de José Carlos Belotto - Foto: Nicola Iannuzzi
Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, discursa na cerimônia de abertura do evento ao lado de José Carlos Belotto - Foto: Nicola Iannuzzi

Aconteceu ontem, dia 13, no Teatro da Reitoria, a cerimônia de abertura do III Fórum Mundial da Bicicleta. A cerimônia contou com a presença de ativistas e de autoridades, dentre eles o reitor da UFPR, Zaki Akel, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

O evento, que ocorre na capital paranaense, vai até o dia 16 de fevereiro. Estão programadas oficinas, painéis e mesas-redonda relacionadas ao ciclismo e cicloativismo. Também serão realizados passeios ciclísticos, festas de ruas , sessões de cinema e feiras que prometem movimentar os participantes.

O evento também trouxe especialistas nacionais e internacionais que vão ministrar palestras e mediar debates sobre assuntos como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo.

Ativista faz performance sobre o tema da bicicleta - Foto: Nicola Iannuzzi
Ativista faz performance sobre o tema da bicicleta - Foto: Nicola Iannuzzi

Abertura
Fizeram parte da mesa de abertura, além do reitor da UFPR e do prefeito de Curitiba, os ativistas André Geraldo Soares, da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Lívia Araújo, da ONG Mobicidade de Porto Alegre, Goura Nataraj, um dos organizadores do fórum. Além deles também fez parte da mesa o Secretário de Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida.

A cerimônia iniciou com uma atividade de sensibilização, um ativista com uma máscara de urso azul, vestido apenas de cuecas se equilibrava num monociclo antes de cair, então disparou: “Como vocês se sentem como ciclistas? Eu me sinto assim, um urso azul sem roupa me equilibrando no meio do trânsito da cidade.” A referência lembra a posição frágil que os ciclistas se encontram diante do predomínio dos carros na cidade, com a bicicleta geralmente deixada de fora das políticas públicas, o que também motivou o tema desta edição do fórum: ‘A Cidade em Equilíbrio’.

O reitor da UFPR, Zaki Akel, em sua fala, saudou a parceria com a universidade e destacou a importância do fórum. “A universidade está sempre de portas abertas para este tipo de evento que traz o debate de grandes temas, como a questão urbana, a mobilidade e a sustentabilidade.” Akel apontou ainda o impacto positivo que o evento traz em relação à sensibilização da população ao uso da bicicleta e das autoridades para que contemplem no planejamento das cidades este meio de locomoção.

O Teatro da Reitoria ficou lotado para a cerimônia - Foto: Nicola Iannuzzi
Ativistas e participantes do Fórum lotaram o Teatro da Reitoria - Foto: Nicola Iannuzzi

Ciclovida e cicloativismo
Akel ainda destacou o esforço que tem sido feito dentro da UFPR para ampliar o uso da bicicleta. “Somos uma comunidade de 40 mil pessoas; precisamos começar por aqui.” E indicou a importância do Projeto Ciclovida da UFPR, agradecendo à professora Iara Thielen e ao coordenador do projeto, José Carlos Belotto, como peças chave na difusão do uso da bicicleta na instituição.

O ativista Goura Nataraj falou sobre os objetivos do fórum. “Esta é uma grande oportunidade para avançarmos nas pautas do cicloativismo e esperamos que Curitiba, que é reconhecida por suas soluções inovadoras, também inove no sentido de contemplar a bicicleta em suas políticas públicas.”

Nararaj ainda lembrou dos destaques internacionais presentes no fórum como Olga Sarmiento (Bogotá, Colômbia), Elly Blue (Portland, EUA), Mona Caron (São Francisco, EUA), Lars Gemzøe (Copenhagen, Dinamarca), Carlos Marroquin (San Andrés Itzapa, Guatemala), Carlos Cadena Gaitán (Maastricht, Holanda), Chris Carlsson (São Francisco, EUA). Além de ativistas brasileiros de vários estados do Brasil.

Ao fim da cerimônia, Carlos Guaitán, palestrou sobre o a atualidade da bicicleta como uma solução para diversos projetos urbanos, trazendo dados e resultados de pesquisas sobre o tema.

Organização compartilhada e participação gratuita
O FMB é um evento financiado colaborativamente (crowdfunding). Para este evento foram arrecadados R$ 38.560,00 doados por 513 apoiadores de todo o Brasil. A participação no Fórum será gratuita e todo o evento está sendo organizado de forma horizontal e voluntária. A programação completa está no site www.forummundialdabici.org. Além do Pátio e do Teatro da Reitoria da UFPR haverá programação do fórum no Museu Oscar Niemeyer, Cinemateca, Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques), entre outros.

Rodrigo Choinski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...