logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Com apenas 5,7 % de ausentes, UFPR realiza primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2014-2015; provas acabam amanhã, dia 1º

Um total de 14.594 candidatos se classificaram para a segunda fase do Vestibular 2014-2015 da UFPR. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O clima de tranquilidade ocorrido na 1ª fase do Vestibular 2014-2015 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) se repetiu neste domingo (dia 30), no primeiro dia da 2ª fase do processo seletivo, que teve 14.594 candidatos, dos quais 28 com necessidades especiais. Houve aproximadamente 830 ausências (5,72 % do total). Os candidatos fizeram a prova discursiva de Compreensão e Produção de Texto, que teve cinco questões e duração máxima de 4h30.

Distribuídos em 340 turmas, os classificados para a segunda fase fizeram suas provas em quatro locais: Curitiba (13.165 candidatos), Matinhos (636 candidatos), Palotina (589 candidatos) e Jandaia do Sul (204 candidatos).  Os portões foram fechados pontualmente às 13h30, sem a ocorrência de nenhum incidente envolvendo candidatos atrasados ou com problemas nas suas inscrições. A UFPR mobilizou 1,3 mil pessoas para trabalhar apenas na aplicação das provas.

Candidatos do Paraná

Zaki Akel (esq.), com Maria Amélia e Belli: ". “Atender à população do Paraná é a nossa missão, a nossa vocação". Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko, percorreram vários locais do prédio de Administração do Centro Politécnico, em Curitiba (sede com maior número de candidatos – 3.053 pessoas) para cumprimentar os funcionários mobilizados para o processo seletivo.

Zaki destacou o fato de a UFPR ter batido dois recordes. Um deles foi no número de candidatos do Paraná – 49.198 (86,21% do total de inscritos). Além disso, o concurso deste ano é o maior da história da Universidade Federal do Paraná, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos. Somente nesta segunda fase, dos 14.594 candidatos, 12.134 (83,15%) são do Paraná.  “Atender à população do Paraná é a nossa missão, a nossa vocação. É o que estamos fazendo”, comentou, ao lado do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli.  

A porta do prédio de Administração, maior local de provas, foi fechada pontualmente às 13h30. Foto; Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O reitor também lembrou que 30% das vagas do vestibular da UFPR (o equivalente a 1.925) serão destinadas ao Sisu e poderão ser disputadas pelos alunos que não forem aprovados nas duas fases do concurso. Zaki disse ainda que espera divulgar o resultado do Vestibular na primeira quinzena de janeiro para facilitar a vida tanto dos alunos aprovados na UFPR quanto dos que desejarem ingressar em outras universidades.  “Nós queremos que os nossos alunos possam fazer logo suas matrículas”.

Vestibular acaba amanhã

A UFPR também atrai um número significativo de candidatos de outros Estados. Um deles foi o estudante Richard Marques, 23 anos, que é cego e veio de Rondônia especialmente para prestar o concurso vestibular da Universidade. Ele elogiou a organização do concurso e o tratamento oferecido aos candidatos com necessidades especiais pelos colaboradores da UFPR envolvidos na aplicação da prova. “É muito importante contar com este apoio que recebemos. Isto facilita muito a realização das provas”, comentou.

O Vestibular 2014-2015 da UFPR prossegue nesta segunda-feira (1º de dezembro) com as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. De acordo com o Núcleo de Concursos, serão 9.425 candidatos – 3.201 realização uma prova específica (válida para doze cursos) e 6.224 duas provas específicas (válida para vinte cursos). O tempo de duração de cada prova específica será de 2h30min.

Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial (PS Estendido), o Processo Seletivo continuará durante o 1º semestre de 2015 (conforme edital 14/2014-NC). A divulgação dos aprovados será feita até 16 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no Guia do Candidato, disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

Por: Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...