logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Claudete Reggiani toma posse como superintendente do Complexo HC

Foto: UNICOM CHCUFPR

A nova superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, tomou posse na manhã desta quinta-feira (02). Com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisa e gestão, ela assume o desafio de administrar um complexo que, além do maior hospital público do Paraná, inclui a Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

A nova superintendente fez toda a sua formação profissional na UFPR, onde ingressou como acadêmica de Medicina em 1973. Ocupou vários cargos de direção na universidade e até assumir o CHC era diretora do Setor de Ciências da Saúde.

Ela destacou que o Complexo Hospital de Clínicas representa a maior missão social da UFPR. Disse que fará  uma gestão baseada no diálogo e na participação, com o objetivo de reforçar o papel da unidade como referência na atenção e assistência à saúde da população, bem como na pesquisa e inovação tecnológica.

“Trago comigo uma equipe comprometida com as missões do hospital e com a saúde pública. Teremos pela frente grandes responsabilidades, e acredito que uma das maiores será honrar a missão deste hospital de ser formador na área da saúde”, afirmou.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que a gestão do Hospital de Clínicas será o maior desafio de sua jornada à frente da universidade. “O HC é um patrimônio da nossa universidade e do Paraná e será prioridade absoluta da nossa gestão, pela sua enorme importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade”, afirmou.

Foto: UNICOM CHCUFPR

Para o  secretário  municipal de Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, é muito importante que haja integração entre os objetvos do Hospital de Clínicas e os do Sistema Único de Saúde (SUS) . “Faremos um grande alinhamento não só na assistência, como também na integração da docência, do serviço e da pesquisa. Estamos bastante animados e desejamos grande sucesso à gestão que se inicia”, disse.

Também participaram da cerimônia de posse o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais; o vice-reitor Rogério Mulinari; a vice-reitora eleita, Graciela Bolzón de Muniz; pró-reitores; funcionários e servidores da instituição.

O complexo

O Complexo HC foi constituído em outubro de 2014, com a assinatura do contrato de cogestão com a empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Engloba o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que já eram hospitais-escola da UFPR e a partir da assinatura do contrato passaram a ter a mesma administração.

Inaugurado em agosto de 1961, o Hospital de Clínicas da UFPR é o maior hospital público do Paraná, o terceiro hospital universitário federal do País. Tem 406 leitos ativos e 3,2 mil funcionários. Realiza mensalmente uma média de 1.300 internamentos, 540 cirurgias e 30 mil consultas.

Referência em vários serviços de saúde, realiza todos os seus atendimentos de forma gratuita, pois é totalmente financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o qual o classifica com o nível de terciário, ou seja, atende somente casos de médio e graveriscos. Possui estrutura tecnológica e instrumental técnico para o atendimento de casos da alta complexidade e consultas especializadas, realizando exames avançados de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos. Como hospital-escola da UFPR, atua na formação de diversos profissionais da área da saúde. Atualmente conta com 406 leitos ativos.

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral possui 53 leitos e tem como objetivo a assistência materno-infantil de qualidade focada nos princípios de humanização da Rede Cegonha, apoiada nos programas Mãe Curitibana e Mãe Paranaense, redes temáticas de atenção à saúde para o binômio mãe-filho.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...