logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ciência UFPR Ideias: A China e os desafios para a gestão hídrica na atualidade

O rápido crescimento chinês da última década veio acompanhado de um uso crescente de recursos naturais, a água é um dos mais importantes nesse contexto, para falar do tema entrevistamos o professor e economista Demian Castro que vem estudando o país asiático desde 2013

À frente do Centro de Estudos Brasil-China, Castro tem se debruçado desde 2013 sobre aspectos geopolíticos e sociais relacionados ao país asiático. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O desenvolvimento chinês das últimas décadas colocou o país em um lugar destacado na economia mundial. Apresentando taxas altas de crescimento sustentadas ao longo de vários anos, a China alcançou em 2010 o segundo lugar dentre as maiores economias do mundo, considerando o Produto Interno Bruto (PIB), lugar em que se manteve desde então.

Isso significou um amplo desenvolvimento da agricultura, indústria e comércio, além de um rápido desenvolvimento urbano. Este crescimento refletiu num consumo cada vez maior de recursos. Nesse contexto a água aparece como um fator estratégico para a economia e também para a população.

A escassez de água é um problema mundial. Segundo um relatório das Nações Unidas, 46% da população mundial continuava sem acesso a saneamento adequado em 2020 enquanto 2,2 bilhões de pessoas não bebem água de fontes seguras.

A gestão desse recurso é um fator prioritário nesse contexto. Segundo o artigo “Economia Política da água na China e no Brasil” os recursos hídricos tendem a ser cada vez mais disputados como um recurso natural de grande valor comercial, assim como o petróleo. O artigo analisa os modelos e desafios para a gestão deste precioso recurso na China e Brasil.

Conversamos sobre este e outros temas com um dos coautores do estudo, o economista e professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR, Demian Castro.

Veja a entrevista no site da revista Ciência UFPR

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...