logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ciência, alegria e juventude se unem no primeiro dia da 12ª Feira Cursos e Profissões da UFPR, com recorde de público

O Octano 1, do curso de Engenharia, uma das atrações da feira: 125 km com um litro de combustível. Foto: Marcos Solivan.

De um lado, milhares de alunos do ensino médio, usando calças descoladas e bonés virados, bombardeando jovens estudantes universitários com todo gênero de perguntas sobre as profissões. Do outro, multidões de pré-adolescentes do ensino fundamental exibindo camisetas coloridas e mochilas, curtindo as experiências científicas e equipamentos oferecidos pelos cursos.

O primeiro dos três dias da 12ª Feira Cursos e Profissões da UFPR (Universidade Federal do Paraná), aberta nesta sexta-feira (dia 21) no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, mostrou que o ambiente acadêmico contagiou os mais de trinta mil jovens do Paraná, Santa Catarina e São Paulo que passaram pelo local – meta superior à estimativa inicial dos organizadores para o primeiro dia.

Público recorde

No total, mantida esta frequência, mais de setenta mil jovens e seus familiares, professores e profissionais devem participar da 12ª Feira, a maior edição já promovida pela UFPR, com alunos de todos os cursos e uma estrutura de megaevento. São 3,8 mil alunos, professores e integrantes da organização trabalhando para a feira dar certo, em um espaço de 5,4 mil metros quadrados de área (no ano passado, foram 3,2 mil).

“Para receber bem este público, melhoramos a estrutura da feira, com maior espaço para os estandes e para a área de alimentação. Além disso, todos os cursos e campus da UFPR participam do evento”, explicou o coordenador da 12ª Feira Cursos e Profissões da UFPR, Ray Garbelotti. Além dos estandes, os participantes acompanharam também um extenso roteiro de palestras sobre os cursos, distribuídas entre vários auditórios espalhados pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.

125 km com um litro de combustível

Um dos estandes mais visitados foi o do curso de Engenharia Industrial Madeireira que, entre outras coisas, apresentou uma estufa para a secagem de madeira, amostras de recortes horizontais de árvores e até um pedaço de látex sem beneficiamento industrial. “A maioria dos estudantes que passam pelo estande não sabe qual curso quer fazer, mas têm uma boa noção do que a Engenharia Industrial oferece passando por aqui”, explicou Erick Kuschick, aluno do 8º período do curso. O estudante do 3º ano do ensino médio do Sesi Vitor Ksiazek de Brito, 16 anos, gostou da experiência. “Gosto mais de Engenharia Elétrica. A feira é interessante porque está me ajudando a decidir o que fazer”, disse.

A integração entre os estudantes e o público no primeiro dia da 12ª Feira de Cursos e Profissões: recorde de visitas no primeiro dia. Foto: Marcos Solivan.

Outro estande de destaque na 12ª Feira foi do Projeto de Eficiência Energética da UFPR, que apresentou o Octano 1 – veículo criado pelos próprios alunos que percorre 125 km com um litro de combustível e ficou em nono lugar na categoria veículos movidos à gasolina da maratona de Eficiência Energética, realizada em Interlagos (SP), no ano passado. “É legal interagir com o pessoal e passar as nossas experiências para eles”, comentou Artur Bacilla, estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica.

Abrindo portas para a UFPR

Outro estudante do ensino médio que passou pela feira foi Joice Ferreira de Oliveira, 17 anos, aluna do 3º do Colégio Estadual do SES de São José dos Pinhais. “Eu ainda estou perdida. Não sei que curso vou fazer, mas a feira está me ajudando a decidir”, comentou a estudante, depois de usar um microscópio instalado no estande de Biologia. “Muita gente tem uma impressão errada do curso, achando que como biólogo só pode ser professor. Nós ajudamos o pessoal a tomar a decisão mais segura”, explicou Vinicius Wille, aluno do 3º ano do curso.

Geronasso, do Programa Eureka: apoio ao ingresso de estudantes da rede pública na UFPR. Foto: Marcos Solivan.

Outro estande dos mais visitados foi o do Projeto Eureka, parceiro da UFPR. Com material didático de ótima qualidade oferecido a custo zero e aulas transmitidas por cinco canais de TV, o projeto ajuda alunos da rede pública a se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a ingressar na Universidade. “A participação dos alunos no estande foi excelente”, disse o professor Marlus Geronasso, criador do projeto, que participa da feira pela segunda vez. “A UFPR é uma das universidades campeãs do Brasil na recepção de alunos da rede pública. O Projeto Eureka tem ajudado a Universidade a conquistar isso”.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...