ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CHC inicia implementação do aplicativo Check UFPR para rastrear casos de coronavírus

O Complexo do Hospital de Clínicas (CHC)  da Universidade Federal do Paraná (UFPR) passou a implementar o aplicativo Check UFPR dentro de suas unidades desde o início de agosto. O objetivo é buscar maior segurança para os  residentes, médicos, enfermeiros, técnicos, professores, entre outros públicos que circulam no local. A ferramenta vai monitorar sistematicamente os casos de Covid-19.

Inicialmente, o aplicativo foi criado por uma equipe de alunos e professores da instituição para o retorno das atividades presenciais na UFPR. (Para cadastrar-se e baixar gratuitamente a ferramenta, acesse aqui).

A doença está em declínio no Brasil, mas as equipes dos hospitais sempre estão mais expostas e têm mais riscos de contaminação. O projeto também pretende adaptar o software para que passe a acompanhar outras doenças infecciosas, inclusive a varíola dos macacos. 

Segundo o professor André Belinn Mariano, coordenador do projeto, é importante que todos continuem a utilizar o programa a fim de conseguirem impedir o alastramento das doenças contagiosas. “O check  é uma solução extremamente moderna e efetiva contra qualquer doença infecciosa, pois faz o rastreio dos contatos em tempo real e tem acesso a essas pessoas de forma automatizada, auxilia a equipe de monitoramento, reduzindo complicações inerentes das transmissões de doenças infecciosas”, explica o docente.

Como funciona

O sistema de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos (códigos visuais), presentes na entrada de espaços do hospital. Ao registrar entrada e saída dos locais, haverá o rastreio de pessoas que estiveram presentes no mesmo ambiente. No caso de alguém ser infectado por Covid-19, todos que tiveram contato com o indivíduo serão notificados. Trata-se de um suporte automático, que informará rapidamente ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Nepes) da UFPR, que acompanha e orienta os casos suspeitos para a realização de testes.

Veja o passo a passo para utilizar o aplicativo na matéria da UFPR TV.

 

Por Felipe Reis

Sob orientação de Aline Fernandes França

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...