Dos 43.520 candidatos inscritos para o vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cerca de 3,8 mil faltaram à primeira fase, um percentual de 8,9% – no ano passado foram 8,5% de ausentes. As provas foram realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, com início às 14h. A duração da prova foi de cinco horas e trinta minutos, com 90 questões objetivas – os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Não houve registro de ocorrências envolvendo candidatos.


Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esse é um momento importante de renovação da Universidade. “É um momento de interlocução e visibilidade da Universidade para a sociedade paranaense”, disse. Depois do fechamento dos portões, o reitor visitou algumas salas de provas no Centro Politécnico, em Curitiba, entre elas, para pessoas com deficiência. “A Universidade não é feita apenas de prédios, é feita também de pessoas, de afeto e de acolhimento”, disse. O reitor ainda afirmou que a UFPR oferece toda a estrutura para que a prova possa ser realizada da melhor maneira também por pessoas com deficiência, cumprindo a lei e a função de abrir as portas e ser inclusiva.
Preparação e torcida


Na disputa por uma vaga no curso de Engenharia Civil, Louryen Dinalva de Souza, 21 anos, se preparou para a prova desde fevereiro. “Agora é fazer a prova, dar o melhor e passar. Escolhi a UFPR porque é a melhor universidade. Os melhores profissionais da área que conheço são formados pela UFPR. Não tem comparação”, disse.
A candidata foi ao local de prova, no Centro Politécnico, em Curitiba, acompanhada pela mãe, Maria Dinalva Souza, cabeleireira, 39, e o filho, Arthur de Souza da Silveira, 5. “É um sonho dela. Vim para tentar fazer com que ela fique mais calma e acredite nela. Acredito na capacitação dela”, disse a mãe de Louryen.
Vagas e inscritos
O vestibular 2018/2019 da UFPR oferece 5.421 vagas de graduação para ingresso em 2019 em 119 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação sobre o assunto. Essa parcela das vagas é dividida em dois campos de concorrência: o de candidatos de baixa renda e o de concorrentes com qualquer renda. Esses campos, por sua vez, abrangem, cada um deles, listas de concorrência às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.


Ao todo, 43.520 candidatos se inscreveram para o vestibular, 31.075 para concorrência geral e 12.445 para cotas – destes, 2.001 passaram por bancas de validação de autodeclaração. As bancas aconteceram entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro, 848 inscritos não compareceram e o resultado final com a avaliação dos recursos será no dia 25 de outubro.
Datas importantes
A convocação dos aprovados na primeira fase para a segunda fase do vestibular será no dia 5 de novembro e as provas da segunda fase acontecem nos dias 25 e 26 de novembro. No dia 25 será a prova de compreensão e produção de textos e no dia 26, as específicas e de habilidades específicas. A data provável para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 11 de janeiro.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos da primeira fase do vestibular 2018/2019 da UFPR.