O Centro Politécnico da UFPR voltará a ter uma estação-tubo em frente ao prédio da Administração. A estação terá caráter experimental e não será ponto de parada de ônibus. Ela servirá para que grupos de pesquisa da UFPR desenvolvam e testem tecnologias para aperfeiçoar o equipamento.
O primeiro grupo a propor um projeto de pesquisa para a estação-tubo experimental da UFPR é o Laboratório de Dispositivos Semicondutores (DiNE), coordenado pela professora Lucimara Stolz Roman, do Departamento de Física. Também estão previstas pesquisas que envolvem medidas de qualidade do ar, nanocatalizadores, lavatórios adaptados e conforto térmico.
O projeto da estação-tubo experimental faz parte de uma proposta apresentada pela Agência UFPR Internacional para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), no tema sustentabilidade urbana. O diálogo entre a UFPR e o Ippuc foi coordenado pelo professor José Roberto Frega e pela vice-reitora Graciela Bolzón Muniz.
A estação experimental da UFPR foi cedida pela empresa que gerencia o transporte coletivo na capital, a Urbs. A instalação vai acontecer na madrugada de sexta-feira (20) para sábado (21).
Haverá uma cerimônia de inauguração oficial em data a ser confirmada.
Com informações da Agência UFPR Internacional