Centro de Estudos do Mar recebe doação de barco

20 janeiro, 2016
10:30
Por
0
Ciência e Tecnologia

O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM) conta com mais um reforço para suas pesquisas e trabalhos acadêmicos. A Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) – fundada em 1971, com apoio da UFPR – fez, neste mês, a doação de um barco e uma carreta reboque às atividades do CEM.

Localizado à beira-mar, na extremidade sul da Baía de Paranaguá (município de Pontal do Paraná), o CEM abriga hoje, além das atividades de pesquisa, cinco cursos de graduação: Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e licenciatura em Ciências Exatas, além da pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos.

O barco

À frente do barco Fledermaus (da esq. para dir.), Alexandre França Tetto (diretor Financeiro FUPEF), Dartagnan Baggio Emerenciano (diretor Administrativo FUPEF), Mauricio Almeida Noernberg (diretor do CEM) e Vitor Afonso Hoeflich (diretor Científico FUPEF). FOTO: FUPEF

Segundo o professor e diretor do CEM, Mauricio Almeida Noernberg, a iniciativa contribuirá para atividades não só de professores como também de alunos do Centro. “Docentes e discentes poderão contar com esse reforço para coletas de material em mar e rios, uma vez que se encontra em perfeito estado, com a devida autorização da Marinha Brasileira para navegar e está livre de ônus”, afirma.

De acordo com a Fundação, o barco (de nome Fledermaus) foi utilizado por especialistas da entidade em projetos de pesquisa em meio ambiente no estado do Paraná, que foram encerrados após conclusão dos seus respectivos planos de trabalho. Como o barco não teria mais utilização e corria o risco de forte depreciação, a diretoria da FUPEF (com a aprovação de seu Conselho Consultivo), decidiu pela doação e contribuição às ações do Centro.

Participaram da entrega o diretor do CEM, e a Diretoria da FUPEF, representada pelos professores Vitor Afonso Hoeflich (diretor Científico), Alexandre França Tetto (diretor Financeiro) e Dartagnan Baggio Emerenciano (diretor Administrativo).

O professor Dartagnan ainda informou que barco, motor e carreta reboque foram devidamente revisados e estão prontos para uso imediato, sendo que a carreta para a embarcação possui registro no Detran/PR, com emplacamento, podendo trafegar legalmente nas estradas.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]