logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro de Computação Eletrônica da UFPR comemora 45 anos

O diretor do CCE, Edson Flávio de Souza, apresentou o evento.

Na última quinta-feira, dia 11, o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Universidade Federal do Paraná celebra seu 45º aniversário. Para marcar a data, a direção realizou uma reunião com representantes de todos as divisões operacionais do centro para que as novidades para esta nova etapa fossem apresentadas.

À frente do evento, o diretor do CCE, Edson Flávio de Souza, destacou alguns pontos do histórico e as expectativas para o futuro do setor. “O crescimento da UFPR, com a criação de novos espaços e prédios, também representa um crescimento na nossa rede, trazendo novos desafios”, explica.

Cézar Machado, da divisão de redes digitais, acrescenta que hoje, além da conexão via cabo existente em todos os campi da instituição, também está sendo implantada a rede “UFPR Sem Fio”, que já leva internet wireless de alta velocidade para 70% dos prédios da capital. Ele ainda ressaltou os avanços que vêm sendo feitos para garantir a segurança dos usuários, evitando acessos indesejados.
Na ocasião, também foi apresentada oficialmente a nova chefe da divisão de apoio ao usuário, Gilcelly Bahl, que apresentou um novo modelo de padronização dos processos que está em processo de implantação. A mudança busca maior agilidade no atendimento de solicitações.

Estiveram presentes, ainda, o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, e Arislete Dantas de Aquino, vice-diretora do Setor de Tecnologia.

O CCE
Criado em 1969, o Centro de Computação Eletrônica da UFPR nasceu vinculado incialmente ao Instituto de Física. Ele veio para agilizar a administração da instituição, sendo um órgão de convergência para o controle acadêmico (como diários de classe, lista de notas e certificados), que previamente eram feitos separadamente, em cada uma das coordenações, usando máquinas de escrever.

Desde então, o CCE, que começou com apenas um computador, vem crescendo exponencialmente e criando ferramentas como o Portal do Aluno, que centraliza serviços prestados aos estudantes de toda a UFPR. Atualmente, o centro funciona com sete divisões – Administração e Logística; Apoio ao Usuário; Web Design; Manutenção de Equipamentos de Informática; Sistemas de Informação; Redes Digitais; e Suporte e Serviços – que trabalham integtradas para gerir e manter a universidade sempre conectada.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...