logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro de Ciência de Segurança Computacional, primeiro do Brasil, tem vagas para mestrado e doutorado

13334048894_001d3e53d1_z
Interessados têm até o dia 4 de novembro para se candidatar ao Programa de Pós-Graduação de Informática. Imagem: Flickr User Yuri Samoilov (Licença CC BY 2.0)

No último dia 16 de outubro, foi lançado o Centro de Ciência de Segurança Computacional (CCSC), o primeiro grupo de pesquisa no Brasil fundado para preencher uma lacuna na comunidade nacional de segurança cibernética e intensificar os esforços indispensáveis na análise de segurança e projeto de algoritmos para a gestão de segurança, resiliência de rede e engenharia de tráfego.

O CCSC é um esforço visionário de pesquisadores da UFPR para a excelência na pesquisa científica e na educação de profissionais na recente área de Ciência de Segurança Computacional.

“Profissionais e pesquisas nessa área são cada vez mais necessários”, afirma Michele Nogueira, diretora do CCSC. “Essa necessidade pode ser comprovada com os ataques que aconteceram em outubro deste ano contra o servidor de DNS da empresa Dyn, que deixou serviços de várias empresas, como Spotify, Amazon, Twitter e Soundcloud, fora do ar em toda a costa leste dos Estados Unidos”, aponta Michele.

O Centro pretende proporcionar a transferência de tecnologia de soluções inovadoras destinadas a consolidar e reforçar os esforços contra problemas computacionais de segurança presentes em redes de computadores, como a Internet, Internet das coisas e diferentes tipos de redes sem fio (Internet of Things, Redes Cognitivas e outras). Nos próximos cinco anos, a meta do Centro é se posicionar como um líder nacional e ser internacionalmente bem reconhecido em soluções focadas em Ciência de Segurança.

As principais linhas de pesquisa do Centro são: Gerenciamento de segurança; Mitigação de ataques e resiliência da rede; Análise de tráfego de rede; Previsão de ataque de Negação de Serviço.

A formação de doutores e mestres e a assistência na educação de estudantes de graduação são prioridades. Como resultado, as pesquisas do Centro têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente com prêmio de melhor artigo e menção honrosa, bem como pelo numeroso financiamento de pesquisas. No momento, pesquisas do Centro vêm sendo desenvolvidas em colaboração com a Universidade Carnegie Mellon, Pittsburgh, EUA.

Interessados em realizar mestrado ou doutorado no CCSC podem encontrar informações sobre o processo de seleção do Programa de Pós-graduação em Informática na página do Centro.

O período de inscrições vai de 24 de Outubro a 4 de Novembro de 2016.

Mais informações sobre o Centro e suas pesquisas podem ser acessadas nesta página, pelo e-mail ccsc@ufpr.br ou pelo Twitter @ccsc_research.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...