Celso Luiz Ludwig recebe o título de Professor Emérito

07 junho, 2022
11:55
Por
0
Ciência e Tecnologia

Passados 32 anos do ingresso como professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Celso Luiz Ludwig se tornou o primeiro docente da Faculdade de Direito da instituição a receber o título de Professor Emérito, concedido pelo Conselho Universitário (Coun). A honraria foi entregue em Sessão Pública e Solene que aconteceu nesta segunda-feira (6), no Prédio Histórico. 

A trajetória de Ludwig na UFPR teve início em 1976, ainda como estudante, durante o período da Ditadura Militar, e foi marcada pela luta democrática e pela busca pelo engrandecimento da instituição, em especial para o curso de Direito, onde ocupou a cadeira de Filosofia do Direito. 

No currículo, o agora Professor Emérito, acumula três graduações: Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Letras e Direito, ambas pela UFPR, mestrado e doutorado em Direito, também pela Federal. A atuação como docente, na graduação e na pós-graduação, tem foco na formação jurídica técnico-filosófico-crítica e humanista. Como destaca Cesar Serbena, atual ocupante da cadeira de Filosofia do Direito, Ludwig está entre os professores que desbravaram e recredenciaram o Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR.

Fotos: Marcos Solivan

Para o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, que foi orientado por Ludwig durante a formação acadêmica, o homenageado foi fundamental para a construção do curso de Direito como é hoje. Ele destacou que o ingresso de Ludwig no corpo docente da universidade aconteceu em um período em que a formação jurídica era, como ele define, ácida, e o ensino tradicional. “Celso teve um papel que não está no quantitativo do currículo. Ele atuou na transição de uma instituição que não era democrática. Na época, falar de teoria era visto como exótico. E ele é professor da Filosofia do Direito, ele foi capaz de mostrar que a reflexão filosófica do Direito não está afastada da prática”, relembra Fonseca.

Durante as homenagens, a professora Katya Kozicki, de Teoria do Direito, pontuou os motivos que deram o título a Ludwig. “Celso é antes de mais nada, um professor. E o que é ser professor? Do latim, declarar, manifestar-se, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar e, por fim, ensinar. Emérito, que traz na raiz compartilhar e ser merecedor. Professor Emérito pode significar 32 anos de dedicação à filosofia, à educação, à pesquisa, aos alunos e à instituição. A homenagem é um reconhecimento do professor, mas também um ato de resistência que reconhece o papel da educação como agente transformador”, afirma.

No discurso de aceitação do título, Ludwig também destacou a importância de tal resistência, principalmente em momentos em que as instituições democráticas são ameaçadas. “O ato pedagógico é um ato de amor. Na universidade, com as nossas diferenças, precisamos pensar juntos para resistir e avançar. O título de Professor Emérito da UFPR  representa a importância da carreira de professor na educação nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no processo civilizatório. Do ponto de vista pessoal, representa o coroamento da carreira que recebo com humildade, muita honra e orgulho”, comenta.

Para ele, essa homenagem é a maior honraria da docência, pois representa o reconhecimento à carreira. “Receber o título de Professor Emérito era um prêmio inimaginável e que demonstra o reconhecimento entre os docentes. Obrigado, de coração e de pensamento”, conclui Ludwig.

Título

O título de Professor Emérito é concedido aos professores aposentados que, durante a atuação profissional, contribuíram decisivamente para construção do conhecimento na sua respectiva área. É uma forma de reconhecimento dos seus pares ao esforço e dedicação contínua de uma trajetória que vai além da atividade docente, mas que também a engloba.

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]