logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

CCE inicia, nesta sexta (11), projeto de manutenção para aumento de velocidade e tráfego de internet em setores da UFPR

FP-0110O Setor de Ciências Biológicas será uma das primeiras unidades a fazer parte do projeto de padronização do parque de equipamentos de rede gerenciado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR (CCE).

O objetivo é ampliar o número de pontos disponíveis e disponibilizar equipamentos mais novos e com maior velocidade e capacidade de tráfego. Assim, o diretor do CCE, Edson Flavio, acredita que serão “diminuídos os tempos de indisponibilidade por obsolescência de equipamentos, trazendo mais qualidade à conectividade do Setor, além de ampliar as possibilidades de uso e facilitar gestão e operação da rede de dados da UFPR”.

Para isso, nesta sexta-feira (11), o Centro fará manutenção no Biológicas para substituição de todos os 69 switches de acesso, localizados no prédio do Setor, e que atenderão no total até 1800 pontos de rede. Cada ponto de rede será conectado à porta de 1 Gb/s e o tráfego entre switches será feito a 10 Gb/s.

Este procedimento implicará na perda de conectividade de todos os departamentos da unidade e então ficarão indisponíveis todos os sistemas institucionais (SIE, Correio, Intranet, etc.), além do acesso à internet e à UFPR Sem Fio. A manutenção terá início a partir das 7h e seguirá durante todo o dia.”Planejamos de forma que o impacto seja o menor possível e por isso trabalharemos para que a indisponibilidade ocorra por blocos”, explica o diretor.

Na próxima semana, essa mesma ação será efetuada no Setor de Ciências Sociais Aplicadas e nos prédios dos cursos de Engenharia Florestal, Educação Física, bem como no Almoxarifado Central. Cada ação será informada com antecedência mínima de 24h.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...