A Universidade Federal do Paraná obteve avanço significativo na qualidade de seus programas de pós-graduação, segundo a avaliação quadrienal divulgada nesta terça-feira (19) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 66 programas e cursos da UFPR avaliados, 44% melhoraram suas notas em relação a 2013 e 56% possuem nota 5 ou mais (as notas vão de 3 a 7). A universidade saltou de sete para dez programas classificados como de elevado padrão de excelência – incluindo dois que receberam a nota máxima (7), algo inédito na instituição e no Paraná (veja abaixo resumo dos dados e aqui a avaliação completa).
A UFPR mantém 82 programas de pós-graduação, somando os que oferecem mestrado e doutorado e outros só com mestrado. Porém, 16 deles são novos, com menos de dois anos de funcionamento, estão em fase de acompanhamento e tiveram as notas mantidas em relação à avaliação anterior.
Dos 66 programas efetivamente avaliados, 29 (o equivalente a 44%) aumentaram a nota em relação a 2013; 33 (50%) mantiveram a mesma nota e apenas quatro (6%) tiveram redução no conceito.
Além disso, cinco programas – Educação, Ecologia e Conservação, Educação Física, Letras e Geografia – alcançaram nota 6. Com isso, eles se somam a outros três programas de excelência que mantiveram a nota 6 de 2013 para 2017: Ciências (Bioquímica), Direito e Física.
O número de programas com nota 5 praticamente dobrou, passando de 14 em 2013 para 27 em 2017. É importante observar que essa é a maior nota possível para programas que mantêm apenas mestrado. Nesses casos, portanto, a nota 5 indica a excelência do curso de mestrado.
Com o aumento das notas, o número de programas e cursos com conceitos 3 e 4 caiu significativamente. Em 2013, a UFPR tinha 13 programas com conceito 3 – agora são 9; e 32 com conceito 4 – agora são 20. Para receber a recomendação da Capes, um programa precisa ter no mínimo nota 3 (que indica atendimento ao padrão mínimo de qualidade). A UFPR não tem programas com notas 1 e 2.


Mestrados profissionais
A Capes avalia também os cursos de mestrado profissionais, que na UFPR são quatro. O curso de Educação: Teoria e Prática de Ensino teve a nota elevada de 3 em 2013 para 4 agora. Os outros três cursos mantiveram as notas: Enfermagem (nota 4), Desenvolvimento Econômico (nota 4) e Meio Ambiente Urbano e Industrial (nota 3).
Desafios
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça, diz que a universidade precisa vencer dois desafios importantes para continuar avançando na qualidade de seus programas. Um deles é a internacionalização. “Essa é uma condição fundamental para manter a excelência onde ela já existe e levar outros programas a alcançá-la. Por isso estamos investindo fortemente nessa área”, afirma.
O outro desafio é garantir apoio institucional aos programas de pós-graduação para melhor qualificar a pesquisa e a formação de seus integrantes. “A melhoria na qualidade apontada por esta avaliação da Capes é fruto principalmente do esforço, muitas vezes individual, de professores, coordenadores e colegiados de cursos, além, é claro, dos próprios estudantes e dos servidores que atuam permanentemente nos programas e cursos. Nosso esforço agora é para implantar uma política institucional eficaz de apoio à pesquisa e à pós-graduação”, diz Mendonça.
De acordo com ele, isso já ficou claro durante o processo de prestação das informações para a avaliação da Capes, no início deste ano: “A PRPPG fez um esforço concentrado para receber todos os coordenadores de programas de pós-graduação, orientar e corrigir os relatórios quando necessário. Isso melhorou a qualidade das informações, que se refletiu diretamente na elevação das notas”.
“Essa avaliação confirma a UFPR como a melhor universidade do Paraná – uma universidade que devolve à sociedade os recursos nela investidos, na forma de ensino e pesquisa de qualidade”, afirma o pró-reitor.
A avaliação
A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976 e é um instrumento importante para decisões sobre concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais. Assim, quanto mais alta a nota, maior a possibilidade de receber recursos para pesquisas e fomento à formação de pesquisadores.
Além da avaliação quadrienal, todos os programas de pós-graduação stricto sensu passam por acompanhamento anual da Capes. A avaliação é feita por consultores especializados das diversas áreas do conhecimento, atuantes no magistério superior e na pesquisa.
AVALIAÇÃO QUADRIENAL CAPES 2017
UFPR
66 programas avaliados + 16 cursos novos, com menos de dois anos de funcionamento
29 (44%) – aumentaram a nota
33 (50%) – mantiveram a nota
4 (6%) – reduziram a nota
56% dos programas têm nota 5 ou mais
Programas com elevado padrão de excelência (notas 6 e 7)
7 em 2013 (todos com nota 6)
10 em 2017 (8 com nota 6 e 2 com nota máxima, 7)
Programas com nota 5
14 em 2013
27 em 2017
Cursos com notas 3 e 4
45 em 2013
29 em 2017
Veja a avaliação completa aqui.