Seguindo o cronograma do Edital 42/2017, o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado das bancas de verificação das autodeclarações de candidatos cotistas para o Vestibular 2017/2018 (confira aqui). As bancas para candidatos indígenas, com deficiência e negros e pardos ocorreram entre os dias 6 e 20 de outubro, em três campi: Curitiba, Palotina e Matinhos.
Candidatos que tiveram a autodeclaração indeferida poderão recorrer do resultado entre as 8h30 desta terça (24) e as 17h30 de quarta (25), em formulário específico no site do NC-UFPR. Esse formulário também serve para que os que tiveram pedido deferido gerem o certificado de participação nas bancas, que deverá ser entregue na matrícula.
Os recursos serão julgados pela banca, que fundamentará sua decisão. No caso de candidatos a cotas raciais, será avaliado o vídeo registrado no dia da presença do candidato à comissão de verificação. O NC-UFPR desenvolveu aplicativo específico para a organização dessas bancas, a fim de garantir os registros de cada candidato.
O resultado das apreciações dos recursos será divulgada no site do NC-UFPR a partir de 1º de novembro. Um alerta: segundo o edital, essa publicação estará disponível apenas se houver recursos deferidos.
Frequências
O Vestibular 2017/2018 é o primeiro em que as bancas são realizadas pela UFPR antes do início das provas, cuja primeira fase está marcada para este domingo (29). Neste ano, cerca de 2.570 pessoas inscreveram-se no vestibular pelo sistema de cotas, dos quais 2.465 autodeclaradas pretos ou pardos, 18 indígenas e 88 pessoas com deficiência.
No caso das cotas raciais, em Curitiba foram convocados para as bancas avaliadoras 2.265 candidatos e 1.172 deles se apresentaram (51%). Dos que compareceram, 872 tiveram o pedido deferido (74%).
Em Palotina, onde foram convocados 93 candidatos, 35 compareceram às bancas (37%) e, desses, 21 tiveram a autodeclaração deferida. Já em Matinhos, 82 candidatos foram ensalados e, dos 18 que compareceram (21%), 14 tiveram o pedido aceito.
Já entre os candidatos a cotas indígenas, dos 18 inscritos, havia 16 ensalados em Curitiba e dois no Setor Litoral. Na capital, quatro compareceram às bancas. No Setor Litoral, um. Todos os que compareceram tiveram o pedido deferido.
Outra diferença no processo seletivo deste ano é que os candidatos que tiveram pedido negado para concorrer a cotas não terão inscrição cancelada, mas serão remanejados para outras listas de concorrência a que fizerem jus.
No vestibular da UFPR, as cotas relacionadas a ações afirmativas estão condicionadas a critérios sociais, como a renda familiar ou a conclusão do ensino médio inteiramente em escolas públicas. A universidade adota esse tipo de política de ingresso na graduação desde 2004.
Próximas datas
O ensalamento para a primeira fase do Vestibular 2017/2018 será divulgada no site do NC-UFPR a partir desta quarta (25). A prova será no dia 29, a partir das 14 horas, com duração de cinco horas. Os portões serão fechados às 13h30.
A prova de Conhecimentos Gerais, com 80 questões objetivas, vale 80 pontos. As questões serão assim distribuídas: nove (de cada disciplina) de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; oito de uma Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês e Italiano); e 18 questões de Português, das quais 12 de uso da Língua Portuguesa e seis sobre Literatura Brasileira.
Já o ensalamento para a segunda fase estará disponível a partir de 22 de novembro. A prova de Compreensão e Produção de Textos está marcada para 26 de novembro.
De acordo com o edital, a certificação do local de prova do Vestibular 2017/2018 é de exclusiva responsabilidade do candidato.