logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Campus Reitoria recebe debate sobre a Base Nacional Comum Curricular nesta quinta-feira (15)

Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.

Publicada recentemente em sua versão destinada a consulta pública, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será objeto de uma primeira discussão pública na UFPR no próximo dia 15 de outubro, data em que se comemora o dia dos professores. A BNCC é um documento produzido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de estabelecer os conteúdos curriculares a serem adotados igualmente em todas as escolas de educação básica do país.

Para avaliar a adequação da proposta elaborada, o MEC convidou todos os agentes educacionais e da sociedade civil para a uma ampla discussão. O evento “A BNCC em debate” tem o objetivo de atender a essa convocação do MEC e oferecer a oportunidade para que os professores e estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR (e de outras instituições e entidades também convidadas) possam discutir e apresentar sugestões ao aperfeiçoamento da proposta. O evento contará com a participação do professor Ítalo Modesto Dutra, que coordena no MEC a equipe de consultores e assessores incumbida de elaborar a BNCC e acompanhar as consultas públicas a seu respeito.

As discussões acontecem em dois momentos: de manhã, a partir das 9h, no Teatro da Reitoria, e à noite, às 19h, no anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I, também no campus Reitoria. Pela manhã, acontece a palestra “A construção da BNCC”, ministrada por Ítalo Modesto Dutra, membro da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, com a participação dos debatedores Alexandre Trovon (Ciências Exatas/UFPR), Andrea Caldas (Educação/UFPR), Eduardo Barra (Ciências Humanas/UFPR) e Renato Bochicchio (Litoral/UFPR). À noite, será realizado um ciclo de conversas por área de conhecimento com os convidados Alexandro Trindade (Sociologia/UFPR), Antonio Edmilson Paschoal (Filosofia/UFPR), Joanez Aires (Química/UFPR), Joseli Mendonça (História/UFPR), Odissea Boaventura (Educação/UFPR) e Sérgio Camargo (Educação/UFPR).

A iniciativa do evento é dos Setores de Educação – que tradicionalmente promove nesta data o Dia D Educação –, Ciências Biológica, Exatas, Humanas e Litoral. Para conhecer e opinar sobre a BNCC, acesse basenacionalcomum.mec.gov.br.

Serviço:
A BNCC em debate
Data: 15 de outubro
Horário: 9h e 19h
Local: Campus Reitoria
Entrada livre.

Com informações da organização do evento.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...