logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Câmara de Curitiba declara FUPEF como de utilidade pública

Prof. Dartagnan, diretor da FUPEF.Foto: Reprodução

A Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) que, assim como a FUNPAR desenvolve atividades de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, acaba de ser declarada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) como entidade de utilidade pública. Esta declaração significa que “o poder público reconhece a qualidade do corpo científico e dos serviços sociais, de interesse para toda a coletividade, que a Fundação desenvolve”. A afirmação é do vereador Felipe Braga Côrtes, autor do projeto de lei nº 014.00020.2014, aprovado na Câmara de Curitiba na última terça-feira (16).

Vereador Felipe Braga Côrtes (à esq.) e representantes da FUPEF. Foto: Reprodução.

Segundo o professor Dartagnan Baggio Emerenciano, diretor administrativo na atual gestão da Fundação e na direção científica do mandato anterior que iniciou o processo de solicitação da declaração de utilidade pública, este reconhecimento conquistado pela FUPEF garantirá à entidade uma série de vantagens fiscais e tributárias. O docente da UFPR destacou, também, que esses benefícios serão revertidos diretamente à comunidade universitária e população em geral, através dos projetos e atividades desenvolvidos na área ambiental.

Dartagnan explica que o processo já tramitava há mais de seis meses na Câmara Municipal e que agora, graças ao apoio dos vereadores Felipe Braga Côrtes, Jorge Bernardi, Jonny Stica, entre outros, foi aprovado. Quando a proposta foi apresentada, no semestre passado, lembra o professor Emerenciano, “integravam a direção da FUPEF junto comigo os docentes Nilton José Sousa (diretor administrativo) e Romano Timofeiczyk Jr. (diretor financeiro)”. Agora, na atual gestão da entidade, empossada no último dia 13, se somam a Dartagnan (diretor administrativo) os professores Vitor Afonso Hoeflich (diretor científico) e Alexandre França Tetto (diretor financeiro).

Por Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...