“Ganhei meu dia e também meu ano”. É assim que o calouro Lucas Vinicius Dias descreveu a experiência de participar do trote solidário de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná. Ele é um dos 40 novos estudantes do curso que visitaram a Casa de Repouso Sonho dos Avós, localizada em Colombo.
A ação é organizada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, o grupo visitou a casa para idosos Nova Canaã.
O trote solidário está cada vez mais consolidado entre os estudantes da universidade, que trocam situações vexatórias por ações de solidariedade.
“A chegada dos calouros é um momento de transição. O trote solidário proporciona uma experiência ótima em que colocam em prática a solidariedade, o humanismo e o compromisso com o próximo, ainda mais por tratar-se de um curso tão importante na área da saúde”, destaca o presidente do Centro Acadêmico, Luis Henrique Paladini, estudante do 4º ano de Fisioterapia.
Durante a visita, o grupo conheceu as instalações e o funcionamento da casa de repouso, depois conversaram e participaram de atividades recreativas com os idosos. Os calouros foram acompanhados por representantes do Centro Acadêmico e pela professora do curso, Nina Pagnan.
“Foi muito gratificante. Ao ouvir as histórias dos idosos, pude repensar a minha própria vida e também ver no rosto deles a felicidade em receber uma visita. Achei incrível escutá-los e proporcionar um pouco de alegria”, concluiu o calouro Lucas.

