logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Biológicas homenageia 25 servidores que fizeram sua História

Fachada do Setor de Ciências Biológicas. Foto: arquivo

Vinte e cinco docentes e técnicos administrativos da UFPR – foram homenageados na solenidade dos 75 anos do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, realizada na última sexta-feira (6). Os servidores que ingressaram há pouco tempo na Instituição tiveram a oportunidade de conhecer grande parte dos diretores, vice-diretores e secretárias setoriais, que receberam do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari, uma placa de agradecimento pelo trabalho desenvolvido na Biológicas/UFPR.

Entre os diretores homenageados estiveram Márcia Helena Mendonça (primeira reitora da UFPR), Mário Portugal Pederneiras (vice-reitor), Milton Miró Vernalha, o também Milton Giovannoni, Metry Bacila, José Marcelo Aranha, Marcelo Iacomini, Oldemir Mangilli, Hermes Moreira Filho e Eduardo Corrêa Lima.

Homenageados

Também receberam a homenagem, os ex-diretores Waldemiro Gremski (que agora em dezembro tomará posse da Reitoria da PUC/Paraná) e Euclides Fontoura da Silva Júnior (já falecido e representado na solenidade pela esposa, professora aposentada do Setor de Humanas, Eliane Fontoura da Silva) e Francisco Cersósimo (representado pela esposa, Gelcy Cersósimo e o atual diretor do setor, Luiz Fernando Fernandes.

Compareceram na cerimônia e também foram homenageados com a placa de agradecimento os vice-diretores Hermes Moreira Filho, Imara Milhoretto, João Viana, José Maria Munhoz da Rocha, Pedro Pimpão de Azevedo, Ralph Hertel e as secretárias Ephigênia Foggiatto (representada pela sênior Tereza Loppnow), Dagmar Hrurschka, Marilia da Silva (representada por seu filho Celso da Silva), Raquel Ribeiro, e a servidora Claudia Cavalheiro, atual secretária da Biológicas.

Uma vida na UFPR

Raquel Ribeiro, ex-secretária do setor durante 17 anos. Foto: divulgação

A servidora aposentada, Raquel Ribeiro, 70 anos, trabalhou durante mais de três décadas na UFPR. A lotação de Raquel foi sempre a mesma: Direção do Setor de Ciências Biológicas. Depois de 16 anos atuando como assistente de administração, Raquel, mesmo tendo cursado a graduação em Contabilidade, não deixou seu local de trabalho e os amigos que conquistou, pelo contrário, foi promovida a secretária do setor.

No novo cargo, a servidora permaneceu durante 17 anos. Aposentada há dois anos, Raquel diz que agora tem “tempo de sobra para curtir os quatro filhos, os oito netos e os nove bisnetos”. Também tem utilizado as horas vagas, longe da UFPR – que considera sua segunda casa – para viajar, passear com os amigos, enfim, viver a vida”, brinca ela.

Lançamento de livro e filme

O lançamento do livro sobre os 75 anos de História das Ciências Biológicas na UFPR, escrito pela historiadora e professora aposentada da Instituição, Márcia Dalledone Siqueira, também integrou a programação comemorativa do setor. Após o lançamento da obra, publicada pela Editora UFPR, a autora se dedicou a uma sessão de autógrafos.

Editora da UFPR lança livro sobre os 75 anos da Biológicas. Foto: Reprodução

Na sequência, a comunidade universitária assistiu o filme Bio…ilógicas, que conta, de forma diferente e bem humorada, histórias que não estão relatadas no livro dos 75 anos do Setor.

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...