Bernúncia é o símbolo do Festival de Inverno da UFPR de 2016

21 junho, 2016
21:04
Por
0
Extensão e Cultura

13417557_1296221793740112_3321245559500484816_nEste ano a personagem Bernúncia foi escolhida para ilustrar o 26º Festival de Inverno da UFPR, que ocorre em Antonina entre os dias 16 e 23 de julho. A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), por meio de sua pró-reitora, Deise Picanço, lançou nota falando um pouco da personagem e da nova edição do já tradicional evento da UFPR na cidade. A arte é de Wilson Voitena. Confira:

Você conhece a Bernúncia?

É esse bicho carnavalesco que devora os foliões durante o carnaval. Conta uma lenda que quanto mais foliões ele devora, o bicho fica maior! O Festival de Inverno da UFPR também é assim, quanto mais gente participa, mais ele se fortalece!

Bernúncia diverte banhistas no litoral do Paraná - foto:Freddy Pinheiro - Agência de Notícias do Paraná

Bernúncia diverte banhistas no litoral do Paraná – foto: Freddy Pinheiro – Agência de Notícias do Paraná

O Festival de Inverno da UFPR surgiu como uma ação acadêmica num momento em que a cultura e a arte foram fundamentais no processo de consolidação das instituições democráticas do país na década de 1990. Nesse período, o Litoral de Paraná passou a ser reconhecido como território cultural, aliando a diversidade de suas práticas, como os bailes do fandango, o carnaval, o artesanato, as festas de santo e muitas outras, aos saberes e fazeres acadêmicos.

Hoje, ao ser enquadrado pelo MINC, por meio da Lei Rouanet, como evento de Música Erudita ou Instrumental, o Festival se articula com as metas do Plano Nacional de Cultura (Lei n°12.345/2010) que orientam as instituições federais na promoção e circulação de espetáculos e atividades artísticas e culturais, valorizando projetos locais como a Filarmônica Antoninense e outros artistas, sem deixar de promover outras linguagens, agregando força e vitalidade às práticas culturais locais.

Bernúncia é uma das tradicionais personagens da brincadeira folclórica Boi de Mamão - foto: Márcia Cristina Ferreira

Bernúncia é uma das tradicionais personagens da brincadeira folclórica Boi de Mamão – foto: Márcia Cristina Ferreira

Após 26 anos de atividades, embora haja uma visível instabilidade no cenário político e econômico brasileiro, o Festival renova seu compromisso com a democratização dos espaços de fazer e saber, aliando a arte e a cultura ao ensino, à pesquisa e à extensão. Dessa forma, a UFPR reitera sua convicção na defesa e ampliação das políticas públicas como garantia do direito à educação e à cultura, realizando, junto com o Festival, o Encontro das Comunidades do Projeto “Mutirão – Mais Cultura na UFPR” (http://www.proec.ufpr.br/links/gabinete.html).

A equipe da PROEC dá as boas vindas a todas e a todos, e agradece mais uma vez ao povo antoninense, aos patrocinadores e parceiros institucionais pelo apoio na realização de mais um Festival de Inverno, numa grande festa da cultura, da arte, da diversidade e da democracia.

Assina: Deise Cristina de Lima Picanço | Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR Coordenadoria de Cultura – PROEC/UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]