Aula Magna da primeira turma de doutorado em Gestão da Informação reafirma trajetória pioneira da UFPR no Brasil

05 abril, 2018
12:22
Por
0
Ensino e Educação

 

Aula Magna marca atividades da 1ª Turma de Doutorado da Pós-Graduação em Gestão da Informação. Crédito: André Filgueira.

A aula magna “Ciência Aberta e os Novos Desafios à Ciência, Tecnologia e Gestão da Informação”, realizada nesta quinta-feira (5), deu início à primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da UFPR. Ministrada por Sarita Albagli, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o evento marca não só a ampliação dos horizontes da área da Gestão da Informação, mas também os 20 anos do curso de graduação e a primeira década do mestrado na UFPR.

A coordenadora do programa, professora Maria do Carmo Freitas, destacou a importância das pesquisas na área de gestão da informação e papel que a UFPR tem desenvolvido nesse campo, sendo um dos celeiros de pesquisa e formação de professores por meio da graduação e pós graduação.

“É com muito orgulho que começamos essa aula magna. Em 2017 fomos autorizados a começar nosso programa de doutorado, com nossa primeira turma. Em maio deste ano (2018), nossa graduação completa 20 anos. No Brasil a UFPR inovou criando o primeiro curso de graduação da área” e hoje a instituição volta a fazer história com o pioneirismo no doutorado.

O coordenador do curso de graduação em Gestão da Informação, Rodrigo Botelho, reafirma a conquista para a área de gestão da informação, uma vez essa integração entre graduação, mestrado e doutorado “amplia o espaço de interlocutores dentro do campo da gestão da informação. Além disso, desenvolve o conhecimento. E isso tudo vai impactar na formação dos nossos estudantes, na formação de novos pesquisadores e de novos docentes para a área”.

O PPGCGTI tem uma única área de concentração, Gestão da Informação e do Conhecimento, e duas linhas de pesquisa: Informação, conhecimento e estratégia (ICE) e Informação, tecnologia e gestão (ITG). Este ano ingressaram 25 novos mestrandos e cinco estudantes para doutoramento.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]