ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Auditores internos de órgãos governamentais criam rede para troca de informações

Auditores internos de órgãos governamentais brasileiros acabam de criar uma rede para ampliar a troca de informações e fomentar a cooperação entre instituições. Lançada durante o I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno – COBACI 2018, que aconteceu em agosto em Brasília, a Rede Brasileira de Auditores Internos Governamentais (RBAI) funciona virtualmente no endereço eletrônico: www.rbai.org.br.

A RBAI é aberta a todos os auditores interessados, e atua sob a curadoria da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), que é presidida pela servidora da UFPR Débora Cecilliote Barcelos. A Unamec também foi a organizadora do Cobaci 2018, em parceria com outras instituições públicas e privadas.
O congresso teve como foco principal promover a capacitação e a integração entre os profissionais que atuam nas unidades de auditoria interna e controladorias governamentais.

Participaram servidores de 35 instituições públicas federais, estaduais e distritais – entre as quais a UFPR. Eles tiveram a oportunidade de assistir a palestras e a debates com importantes nomes ligados às funções de auditoria interna e de controladoria, que trataram de novas abordagens e instruções que disciplinam a atuação na área.

“O evento superou todas as expectativas. Ressalto como positivas a interação entre auditores de diversas instituições e a troca de experiências entre eles e os palestrantes com atuação no setor privado e público”, afirma a presidente da Unamec, Débora Barcelos.

A profissionalização da atividade de auditoria interna governamental do Poder Executivo Federal foi tema de abertura do congresso, apresentado pelo secretário federal de Controle Interno (CGU), Antônio Carlos Bezerra Leonel. O palestrante apresentou uma série de ações para tornar mais eficiente a atividade de auditoria interna governamental do Poder Executivo Federal.

A auditoria interna em ensino, pesquisa e extensão foi o tema apresentado pela auditora-chefe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Samara Santos dos Santos, que expôs aos participantes uma abordagem baseada na experiência da auditoria-geral dessa entidade na avaliação da atividade fim.

No último dia, os debatedores do painel “Controle e Gestão: complementares ou concorrentes?” convidaram os participantes a refletirem sobre a atividade de controle. Os profissionais buscaram demonstrar o aumento da discrepância entre as capacidades gerenciais da gestão e do controle ao longo do tempo. O hiato gerencial, que se intensificou a partir da introdução do modelo gerencial na administração pública, foi apontado como uma das causas do desencontro entre gestão e controle. Na discussão sobre entregas e convergência para os objetivos das organizações públicas, destacou-se o papel da construção de relações baseadas na confiança entre as funções como um ponto crítico.

“Estamos procurando compreender as forças restritivas e impulsionadoras do processo de mudança organizacional pelo qual passam os órgãos de controle”, mencionou o auditor e debatedor Bruno Affonso.

“O sucesso do COBACI 2018 nos fez antecipar nossos planos para o próximo ano. Já estamos trabalhando para realizarmos um novo encontro ainda no primeiro trimestre de 2019”, disse Reuber da Silva Fonseca, vice-presidente da Unamec.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...