logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Auditores da Capes fazem visita técnica à UFPR

Os auditores da Capes foram recebidos pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca e pela vice-reitora eleita, Graciela Bolzón de Muniz. Imagem: Marcos Solivan.

O auditor-chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcos Mendonça da Silva, e o diretor substituto de Desenvolvimento Setorial e Institucional da Diretoria de Programas e Bolsas no País, Adalberto Grassi Carvalho, fizeram uma visita técnica à UFPR nesta terça-feira (dia 21).

Pela manhã, eles foram recebidos pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora eleita, Graciela Bolzón de Muniz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça; o coordenador dos Programas de Pós-Graduação da PRPPG, André Rodacki; a auditora-chefe da Auditoria Interna da UFPR (Audin), Luciane Mialik Wagnitz Linczuk; e o procurador federal chefe na UFPR, Tiago Alves da Mota. Agendada há dois meses, a visita foi a primeira depois da posse do reitor Ricardo Marcelo, em 19 de dezembro.

Marcos Mendonça da Silva explicou que a visita é parte das rotineiras ações da Capes, desenvolvidas em todas as universidades brasileiras, para verificar a eficácia dos controles internos e garantir que a execução dos programas de pós-graduação sejam eficientes. “A visita é importante para termos contato com os programas na ponta da linha”, comentou.

Mais eficácia

O auditor-chefe da Capes destacou a posição do pró-reitor Francisco de Assis Mendonça de atuar com transparência na verificação dos procedimentos adotados na execução dos recursos destinados às pós-graduações da UFPR. “As informações que recebemos foram satisfatórias. Houve um comprometimento da UFPR de aprimorar as suas rotinas e de criar um canal de comunicação mais confiável e eficaz com a Capes”, comentou. Silva também disse que a busca da eficácia na aplicação dos recursos destinados aos programas de pós-graduação é uma prática do Estado brasileiro. “A busca da eficácia é uma norma de governança, não apenas do governo”.

Adalberto Grassi Carvalho esclareceu que a Capes está aprimorando o acompanhamento dos programas de pós-graduação, especialmente o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). “Nós estamos melhorando este acompanhamento cada vez mais e trabalhando para garantir que os recursos destinados aos programas de pós-graduação das universidades sejam aplicados com eficácia”, disse.

Reestruturação da PRPPG

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR avaliou positivamente a visita. “A visita foi muito produtiva. Um olhar externo nos possibilita crescer e enxergar o que não vemos, como as nossas fragilidades”, comentou Francisco de Assis Mendonça, que concorda com a posição do auditor-chefe da Capes de que a busca da eficácia é uma norma de governança já incorporada pela Nação. “Esta posição é tão forte que se consolidou na sociedade. Portanto, é a própria sociedade que nos cobra isso”.

Mendonça esclareceu ainda que a PRPPG está sendo totalmente reestruturada para garantir mais qualidade e eficiência na sua gestão e nos seus 85 programas de mestrado e de doutorado, que totalizam 135 cursos. “Estamos adotando um processo de transparência plena. Com isso, a sociedade poderá acompanhar de perto tudo o que fazemos”, explicou. “É uma prática calcada na lógica da transparência, seriedade, democracia, moralidade e excelência na gestão dos programas de pós-graduação, que espelha a perspectiva geral da atual gestão da UFPR”.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...