De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Gordsorf, o Circuito Cultura e Arte visa propiciar novos espaços de aprendizagem, prática, reflexão, apreciação e produção artístico-cultural, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade. “Visamos fortalecer a política local e nacional de cultura, promovendo um diálogo com a comunidade, com os grupos ligados à cultura e com o poder público”, aponta o pró-reitor. Ele explica que o evento funciona como uma chamada para o Festival de Inverno de Antonina, que acontece em julho, ao mesmo tempo em que contribui para fortalecer a comunidade local, pensando no acesso aos bens culturais e na sua democratização.


Durante a abertura do Circuito, a diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), professora Laura Pérez Gil, destacou a dedicação da equipe do museu e dos colaboradores de diferentes áreas da universidade para compor a programação do evento.
As atividades tiveram início na sexta-feira (18/06), com a apresentação da companhia de dança Téssera, da UFPR, que apresentou o espetáculo ‘Aquela que é’, obra coreográfica de Juliana Virtuoso. Com um elenco de 21 artistas, a coreografia exibe o feminino como essência e fonte de energia vital, detentora de força, generosidade e sensibilidade.


O tema que direcionou a programação de sábado e domingo foi o Boi de Mamão, personagem da cultura popular. Segundo Fábio L. G. Marcolino, produtor cultural do MAE, o Auto do Boi de Mamão é uma tradicional manifestação folclórica do litoral paranaense e de Santa Catarina. “Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores (Portugal), o nome remete às origens do folguedo, quando a cabeça do boi era representada por um mamão verde”, explica Marcolino.
O Circuito atraiu crianças, adolescentes e professores das redes de ensino básica pública e privada, a comunidade acadêmica da UFPR e visitantes do MAE. Segundo o pró-reitor Leandro, os ônibus disponibilizados pela UFPR, de Curitiba, Matinhos e Pontal do Paraná para Paranaguá ficaram todos lotados, o que demostrou uma boa adesão da comunidade acadêmica.
O Circuito Cultura e Arte é uma ação da Proec, MAE e Setor Litoral. Em Paranaguá, as atividades foram coordenadas pela equipe do MAE, com participação da Téssera Companhia de Dança, do grupo folclórico Boi Barroso (Antonina), alunos do curso de design da UFPR e do projeto Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer e Cidade (Geplec), do curso de educação física (Setor Litoral).
A programação de Paranaguá integrou também a 16ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cujo tema neste ano é Museus Hiperconectados.