logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Associação de Clubes revela ecletismo e talentos na comunidade acadêmica da UFPR

A UFPR vai muito além das suas atividades nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Paralelamente à produção acadêmica, a comunidade universitária revela seu ecletismo e seu talento em 29 clubes que desenvolvem atividades tão diversas como o karatê, a filosofia, a culinária e o voluntariado. Pelo menos 1,1 mil alunos, professores, servidores técnicos-administratvos e até integrantes da comunidade participam das atividades.

O pluralismo e a intensidade destas atividades foram tão grandes que os estudantes criaram uma Associação de Clubes para apoiar e organizar os grupos. “Como a UFPR é multicampi e existe uma separação geográfica entre os alunos, os clubes são importantes para integrar o pessoal. Eles dão mais vida à Universidade e até reativaram espaços que não estavam sendo usados aqui”, diz o aluno da graduação de Filosofia Lucan Barros Lima de Carvalho Costa , vice-presidente da Associação de Clubes da UFPR.

Os resultados, até agora, são muito bons. Tanto que integrantes da coordenação de atividades estudantis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) pediram uma reunião com a Associação para levar a experiência à PUC-PR. “Isso foi motivo de muitas felicidade para nós. Mostra que estamos no caminho certo”, avalia o presidente da Associação.

UFPR é pioneira

O embrião do projeto surgiu em 2015. Foi nesse ano que dois ex-estudantes de Ciência da Computação da UFPR que participaram do Programa Ciências  sem Fronteiras no Exterior –  Cristian Rocha (na Austrália) e Paulo Marcos (no Canadá) – trouxeram suas experiências em clubes universitários do exterior. “Quando eles voltaram do exterior, questionaram porque não havia  nada parecido no Brasil. E começaram a formar o grupo”, explica Lucan.

Hoje a associação tem 29 clubes ativos, mas chegou a ter 44. Tem ainda uma página no Facebook (https://www.facebook.com/acufpr/?fref=ts) e um poral na internet (https://acufpr.wordpress.com/). Outras universidades possuem clubes formados por alunos, mas só a UFPR tem uma associação que congrega todos e inclusive sede própria

Localizada no centro de Convivência  do Centro Politécnico, em Curitiba, a Associação tem participação ativa na vida da UFPR. Tanto que participou das duas últimas edições da Feira de Cursos e Profissões – um dos eventos mais importantes da Universidade.

Perfis ecléticos

Os perfis dos clubes são variados. Os de línguas são maioria. E os alunos da graduação estão longe de ser os únicos frequentadores. Professores, alunos das pós-graduações e integrantes da comunidade também participam das atividades. “O Clube de Conversação em Japonês, por exemplo, tem em media de 12 a 18 participantes. Cinco deles são senhoras descendentes de orientais que participar para praticar o idioma”, diz Lucan.

Outros clubes, como o de dança, têm atividades todo dia – no prédio de Administração, no Centro Politécnico. E alguns desenvolvem atividades com grande frequência – e de  grande importância. Neste final de semana, por exemplo, o Clube de Ações Voluntárias desenvolverá uma atividade de recolhimento do lixo – em parceria com a ONG Sea Shepherd – no Litoral do Estado.

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...