logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

APPA, UFPR e Funpar firmam intenções de parceria

A assinatura do protocolo aconteceu no gabinete do reitor. Imagem: Ana Assunção

Na manhã desta terça-feira, dia 30, membros da UFPR, Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura) e APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) assinaram um protocolo de intenções entre as instituições. O objetivo do documento é conjugar esforços entre as partes para a realização de projetos e estudos que visem a estruturação de um programa interdisciplinar de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação, demonstração e transferência de tecnologias relacionadas à questão portuária.

“Este acordo vem com a meta de transformar a nossa universidade em um centro de excelência na área portuária”, explica o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “Nós somos um banco de talentos e esta parceria deve proporcionar projetos nas mais diversas áreas do conhecimento.”

Em 2010, já havia sido firmado um amplo termo de colaboração entre as entidades, mas, com mudanças de gestão, apenas um grande projeto foi executado – do monitoramento da água da Baía de Paranaguá, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Mar. Agora, porém, especialmente com a criação de um departamento de meio ambiente na APPA, as propostas devem tomar outros rumos.

“Nós queremos ampliar esta colaboração, trazendo a experiência da academia para os nossos portos e promovendo uma transformação”, garante Luiz Henrique Dividino, superintendente da APPA. “Além de capacitar profissionais para o trabalho do porto, também vamos focar na área ambiental, proporcionando um retorno à sociedade”.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...